Sábado - 31 de maio de 2014

Ouvir o Evangelho


FESTA DA VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA

Evangelho segundo S. Lucas 1, 39-56

Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direcção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor». Maria disse então: «A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. Porque pôs os olhos na humildade da sua serva: de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-poderoso fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem. Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre». Maria ficou junto de Isabel cerca de três meses e depois regressou a sua casa.

Outras leituras do dia: Sof 3, 14-18 ou Rom 12, 9-16b; Sal Is 12, 2. 3-4bcd. 5-6


Feliz és tu, porque acreditaste! É o maior e o mais admirável elogio, feito em honra de Nossa Senhora. Tudo o que se realizou nesta excelsa mulher foi obra e graça do Espírito Santo, porque Ela se dispôs a pôr em prática os planos do Senhor. Deus é bom, porque realiza coisas grandiosas, servindo-Se da pequenez da sua Serva! Por isso, todas as gerações A aclamarão como Mãe da Igreja e Senhora da Alegria!
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Solta gritos de alegria, ó filha de Sião,
Solta gritos de júbilo, ó povo de Israel;
Deixa, em tudo, cantar o teu coração,
Canção tão doce como eflúvios de mel.

Canta em todo como fez nossa Mãe Maria,
Que, atenta, sai depressa em direção a Judá;
Vê Isabel que por causa da vida que trazia,
Pede a presença de Maria, hoje mesmo, já.

Como vem a ter comigo a Mãe do meu Senhor?
Feliz és tu que acreditaste, Maria, Virgem e Mãe.
Foi o teu SIM, um SIM que encerra todo o valor
De um gesto de solidariedade que em tudo é BEM.

Sou humilde serva; é o Senhor que faz maravilhas,
Ao dispersar os orgulhosos, os soberbos de coração;
Manda ainda os poderosos e os reis de mãos vazias;
Eu sou abençoada como foi nosso pai Abraão.

Teófilo Minga, fms