Segunda feira - 9 de junho de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 5, 1-12

Naquele tempo, ao ver as multidão, Jesus subiu ao monte e sentou-Se. Rodearam-n’O os discípulos e Ele começou a ensiná-los, dizendo: «Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos Céus. Bem-aventurados os humildes, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino dos Céus. Bem-aventurados sereis, quando, por minha causa, vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós. Alegrai-vos e exultai, porque é grande nos Céus a vossa recompensa. Assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós».

Outras leituras do dia: 1 Reis 17, 1-6; Sal 120 (121), 1-2. 3-4. 5-6. 7-8


É assim que vivem os cristãos. As bem-aventuranças não são uma exaltação da dor e das perseguições, da injustiça ou da fome, mas o caminho que Jesus propõe para viver feliz, aqui na terra, e entrar plenamente no reino de Deus. A proclamação do bem, da justiça, da paz, da fortaleza e da simplicidade de vida, são o nosso bilhete de identidade, o direito e a garantia de entrarmos e saborearmos a alegria de nosso Senhor.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Ouvimos a história do santo profeta Elias
Que, em verdade, serve o Deus de Israel;
Beberá da torrente, em águas fugidias,
E os corvos lhe trarão pão e carne e mel.

Homem de Deus, das bem-aventuranças,
Mais tarde proclamadas, no monte, por Jesus,
Caminho de vida, acolhe todas as esperanças
Que a Palavra suscita, no brilho da sua luz.

Felizes os que choram, serão consolados;
Esta não é a lógica calculista e humana;
O mesmo os que têm fome; serão saciados…
É a melhor doutrina que o Senhor proclama.

Depois os puros de coração verão a Deus;
Que sermão! Maravilha que o Senhor diz;
É o caminho estreito, direto até aos Céus,
O mais curto, o mais certo para ser feliz.

Teófilo Minga, fms