Quarta feira - 23 de julho de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 15, 1-8

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor. Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto. Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei. Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer. Se alguém não permanece em Mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem. Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido. A glória de meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tornareis meus discípulos».

Outras leituras do dia: Gal 2, 19-20; Sal 33, 2-3. 4-5. 6-7. 8-9. 10-11

Santo do dia
S. Brígida, religiosa, Padroeira da Europa


Com Cristo, abrem-se e ampliam-se os olhos para descobrir e admirar o mistério: o coração incendeia-se e abrasa-se, descobrem-se razões profundas para viver e ter esperança, compreendem-se melhor as Sagradas Escrituras, a pessoa transforma-se totalmente e verifica que Deus caminha permanentemente a seu lado. Sem Cristo, os olhos e o coração não conseguem descortinar a luz da fé, e tudo sabe a tristeza, desilusão e solidão.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Pela Lei morri para viver para Deus,
Crucificado, já não sou eu que vivo;
Bem na Cruz estão os amores meus;
Cristo morre por mim, isso é decisivo!

Aí estou: eu mesmo me sinto confundido,
Por tão grande amor! Entregou-se por mim!
Dom divino, que me deixa redimido,
A rezar aos céus, admirado: “Como assim?!”

Também agora somos convidados
A viver em Jesus, para nele dar fruto;
À unidade com Jesus somos chamados,
Dois em um, em grau absoluto!

Sem Mim, vós nada podeis fazer:
Eu sou a videira, vós sois os ramos!
Sereis meus discípulos ao permanecer
Comigo e eu em vós ao longo dos anos!

Teófilo Minga, fms