Quarta feira - 30 de julho de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 13, 44-46

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «O reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido num campo. O homem que o encontrou tornou a escondê-lo e ficou tão contente que foi vender tudo quanto possuía e comprou aquele campo. O reino dos Céus é semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. Ao encontrar uma de grande valor, foi vender tudo quanto possuía e comprou essa pérola».

Outras leituras do dia: Jer 15, 10. 16-21; Sal 58 (59), 2-3. 4-5a. 10-11. 17

Santo do dia
S. Pedro Crisólogo, bispo e doutor da Igreja


O cristianismo é uma descoberta inaudita, surpreendente, desconcertante e descomunal. Como André anunciou a Pedro, temos de gritar a plenos pulmões: “Encontramos o Messias!”. O cristianismo é uma escolha e a história de um apego: ‘É preciso vender tudo e comprar o campo’. Encontrar Deus é realizar uma operação inteligente: temos tudo a ganhar, porque descobrimos o Absoluto. Há que ter cautela com a desvalorização e a depreciação do tesouro e da pérola, para os não trocarmos, depois, por bugigangas e produtos sucedâneos, sem qualquer valor: só Deus nos basta!
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Eu tomava a Tua Palavra como alimento,
Palavra Santa, para mim encanto e alegria;
Na dor dos meus caminhos era sustento,
E nos meus passos ao longo de qualquer via.

Volta e permanecerás na minha presença,
Volta com nobres sentimentos de liberdade;
Irás falar de mim, és minha querida pertença,
Dirás ao mundo minha Palavra de liberdade.

Profeta meu, falarás sem medo às multidões;
Dirás a todos que o Reino é como um tesouro
Escondido num campo, além de todas as ilusões,
Sem riqueza que o iguale, seja prata ou ouro.

Por esse tesouro vale a pena dar tudo,
Deixar o que possuímos para o abraçar,
Fazer dele nossa grande paixão e escudo,
Sem medo de bem alto o proclamar.

Teófilo Minga, fms