Quarta feira - 9 de julho de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 10, 1-7

Naquele tempo, Jesus chamou a Si os seus Doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos impuros e de curar todas as doenças e enfermidades. São estes os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Cananeu, e Judas Iscariotes, que foi quem O entregou. Jesus enviou estes Doze, dando-lhes as seguintes instruções: «Não sigais o caminho dos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos. Ide primeiramente às ovelhas perdidas da casa de Israel. Pelo caminho, proclamai que está perto o reino dos Céus».

Outras leituras do dia: Os 10, 1-3. 7-8. 12; Sal 104 (105), 2-3. 4-5. 6-7


Deus necessita de homens e mulheres, escolhidos de entre o povo, para levar a efeito o anúncio premente e festivo do seu amor por esta terra, tão pouco humana e solidária. Não precisamos de anjos caídos do Céu. O Pai deseja que os seus enviados transportem as suas feições, se façam próximos dos mais necessitados, imponham as mãos e despertem um sorriso nos doentes, e busquem todos os que se afastaram da família cristã, sobretudo os que se tresmalharam por nossa causa: pela falta de um testemunho sincero ou pela série de escândalos que eventualmente provocámos.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Israel era uma vinha frondosa;
Abundava em frutos e em falsidade.
Mas queriam um rei – via enganosa –.
Estão no caminho de infidelidade!

Mas a Samaria será aniquilada,
Seu rei é como palha à deriva;
Os lugares altos serão reduzidos a nada,
E nascerá o sonho de uma outra vida.

É sempre tempo de buscar o Senhor,
Mesmo através dos discípulos escolhidos,
Que proclamarão ao mundo o seu amor,
Mensagem a chegar a todos os ouvidos.

Discípulos que irão por todos os caminhos,
Proclamar que está perto o Reino dos Céus;
Serão feridos pela dor de muitos espinhos:
O caminho do mestre é o dos filhos seus.

Teófilo Minga, fms