Sábado - 12 de julho de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 10, 24-33

Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: «O discípulo não é superior ao mestre, nem o servo é superior ao seu senhor. Ao discípulo basta ser como o seu mestre e ao servo ser como o seu senhor. Se ao chefe da família chamaram Belzebu, quanto mais aos da sua casa? Não tenhais medo dos homens, pois nada há encoberto que não venha a descobrir-se, nada há oculto que não venha a conhecer-se. O que vos digo às escuras, dizei-o à luz do dia; e o que escutais ao ouvido proclamai-o sobre os telhados. Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Temei antes Aquele que pode lançar na geena a alma e o corpo. Não se vendem dois passarinhos por uma moeda? E nem um deles cairá por terra sem consentimento do vosso Pai. Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Portanto, não temais: valeis muito mais do que todos os passarinhos. A todo aquele que se tiver declarado por Mim diante dos homens também Eu Me declararei por ele diante do meu Pai que está nos Céus. Mas àquele que Me negar diante dos homens, também Eu o negarei diante do meu Pai que está nos Céus».

Outras leituras do dia: Is 6, 1-8; Sal 92 (93), 1ab. 1c-2. 5


A lealdade e a coerência são condições indispensáveis para seguir a Cristo, seja no sector privado ou no público, naquilo que porventura se faz às escuras e ao clarão da plena luz. É esta a obrigação de quem dá testemunho: dedicar-se a tempo inteiro, saber que pode vir a sofrer e ser rejeitado, mas que ninguém conseguirá matar-lhe a alma. A honra e a glória de Deus é que o homem viva e seja feliz, e que não negue nunca a sua origem nem esconda o rosto e o coração sublime de Deus, seu Pai.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


O Senhor do Universo é três vezes Santo;
Tudo na terra está cheio da sua glória…
E eu sinto-me perdido em cada canto,
De lábios impuros em minha história.

Mas um serafim voou na minha direção;
Trazia na mão uma brasa ardente, viva;
Vai ser o artífice da minha conversão:
Que o Senhor me envie onde me convida.

Quem será o nosso mensageiro, enviado?
Eu vou, Senhor! Vai, diz a palavra a esse povo.
Os apóstolos que partiram para todo o lado,
Também dizem o Evangelho sempre novo.

Não tenhais medo, ainda que matem o corpo;
Far-vos-ão mal, mas não podem matar a alma;
Minhas testemunhas, mesmo no desconforto,
Declarai-vos por mim: é a vossa melhor palma.

Teófilo Minga, fms