Sábado - 26 de julho de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 13, 24-30

Naquele tempo, Jesus disse às multidões mais esta parábola: «O reino dos Céus pode comparar-se a um homem que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio o inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi-se embora. Quando o trigo cresceu e começou a espigar, apareceu também o joio. Os servos do dono da casa foram dizer-lhe: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem então o joio?’ Ele respondeu-lhes: ‘Foi um inimigo que fez isso’. Disseram-lhe os servos: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ ‘Não! - disse ele - não suceda que, ao arrancardes o joio, arranqueis também o trigo. Deixai-os crescer ambos até à ceifa e, na altura da ceifa, direi aos ceifeiros: Apanhai primeiro o joio e atai-o em molhos para queimar; e ao trigo, recolhei-o no meu celeiro’».

Outras leituras do dia: Jer 7, 1-11; Sal 83 (84), 3. 4. 5-6a e 8a. 11

Santo do dia
S. Joaquim e S. Ana, pais da Virgem Santa Maria


O verdade de fé que Deus existe e recompensa sempre os seus filhos. Subsiste uma diferença abismal entre o semeador do bom grão, saboroso e fecundo, e o Maligno que vem estragar a sementeira e espalha a cizânia do mal. Na reacção dos servos, uns pretendem eliminar a parte sã da planta, outros advogam que se corte tudo pela raiz, sem pensarem no fruto que poderá vir a produzir no futuro ou no estado em que se encontra a pessoa, nessa ocasião. A decisão última cabe só ao dono do campo; e Deus tem toda a paciência do mundo e luta por salvar o trigo loiro e maduro, que irá guardar no seu celeiro.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Emendai vosso proceder, vossas ações,
Para estar neste Templo, espaço sagrado.
A vossa conduta é de todas as repreensões,
A vossa oração é vazia, sem significado.

Oprimis o órfão, a viúva e o emigrante;
No Templo derramais sangue inocente,
Aos pobres explorais a cada instante!
Poderei Eu, perante vós, estar contente?

Fiais-vos em palavras mentirosas, vazias.
No campo o semeador semeou a semente boa,
Mas na escuridão da noite, nas horas frias,
Vem o inimigo, atento, para ferir toda a pessoa.

Deixai crescer juntos o joio mãos o trigo;
Separá-los-emos na altura das segadas!
Este é o conselho que vos deixo, vos digo.
Dou tempo, na espera de outras alvoradas.

Teófilo Minga, fms