Domingo - 17 de agosto de 2014

Ouvir o Evangelho


DOMINGO XX DO TEMPO COMUM

Evangelho segundo S. Mateus 15, 21-28

Naquele tempo, Jesus retirou-Se para os lados de Tiro e Sidónia. Então, uma mulher cananeia, vinda daqueles arredores, começou a gritar: «Senhor, Filho de David, tem compaixão de mim. Minha filha está cruelmente atormentada por um demónio». Mas Jesus não lhe respondeu uma palavra. Os discípulos aproximaram-se e pediram-Lhe: «Atende-a, porque ela vem a gritar atrás de nós». Jesus respondeu: «Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel». Mas a mulher veio prostrar-se diante d’Ele, dizendo: «Socorre-me, Senhor». Ele respondeu: «Não é justo que se tome o pão dos filhos para o lançar aos cachorrinhos». Mas ela insistiu: «É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos». Então Jesus respondeu-lhe: «Mulher, é grande a tua fé. Faça-se como desejas». E, a partir daquele momento, a sua filha ficou curada.

Outras leituras do dia: Is 56, 1. 6-7; Sal 66 (67), 2-3. 5. 6 e 8; Rom 11, 13-15. 29-32


Não é que Jesus se recusasse a escutar o apelo dramático desta mãe, mas quer sublinhar que a boa notícia que proclamava se destinava a todos os que a desejassem aceitar, de peito aberto. E, assim, prepara o acolhimento e a atitude confiante da cananeia, que se contenta apenas com as migalhas. Mas ela tinha uma fé, à escala do mundo; daí que tenha recebido também tudo o que havia pedido.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Cumpri o direito segundo a minha lei,
Praticai a justiça, respeitando a todos;
Só assim haverá paz para toda a grei,
Com a alegria na vossa fronte, a rodos.

A grei do Senhor é agora todo o mundo:
O apóstolo dos gentios a todos pregou
A Palavra e o que tem de mais profundo.
Palavras são vento, mas Esta veio e ficou.

É a Palavra que suscita a fé no coração;
Assim foi com aquela mulher cananeia
Que dirige ao Senhor ardente oração
Com a força da voz, mas de alma cheia.

Tanto assim que o Senhor fica admirado
E a louva: “Mulher, grande é a tua fé”.
Deixe teu coração de estar atormentado,
Vai e proclama também Jesus de Nazaré.

Teófilo Minga, fms