Domingo - 31 de agosto de 2014

Ouvir o Evangelho


DOMINGO XXII DO TEMPO COMUM

Evangelho segundo S. Mateus 16, 21-27

Naquele tempo, Jesus começou a explicar aos seus discípulos que tinha de ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos príncipes dos sacerdotes e dos escribas; que tinha de ser morto e ressuscitar ao terceiro dia. Pedro, tomando-O à parte, começou a contestá-l’O, dizendo: «Deus Te livre de tal, Senhor! Isso não há-de acontecer!». Jesus voltou-Se para Pedro e disse-lhe: «Vai-te daqui, Satanás. Tu és para mim uma ocasião de escândalo, pois não tens em vista as coisas de Deus, mas dos homens». Jesus disse então aos seus discípulos: «Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida há-de perdê-la; mas quem perder a sua vida por minha causa, há-de encontrá-la. Na verdade, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? Que poderá dar o homem em troca da sua vida? O Filho do homem há-de vir na glória de seu Pai, com os seus Anjos, e então dará a cada um segundo as suas obras».

Outras leituras do dia: Jer 20, 7-9; Sal 62 (63), 2. 3-4. 5-6. 8-9; Rom 12, 1-2


Como é que se pode compreender a dor e o sofrimento dos inocentes? Não têm outra explicação senão a cruz de Cristo. Para muitos, ela é escândalo e desprezo, mas, para os chamados, força e sabedoria de Deus. O que se deve admirar e entusiasmar-nos é o bem, a justiça, o trabalho pela paz e o esforço para que a dor dos enfermos e dos oprimidos seja mais leve e mais fácil de suportar.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Seduziste-me, Senhor, e eu deixei-me seduzir,
Mesmo se sou objeto de contínua irrisão;
Sou profeta e unicamente a Ti quero servir,
Proclamar Tua palavra com a orça do coração.

Oferecer-Te meu corpo como sacrifico vivo,
Sacrifício agradável a Deus, sacrifício santo,
Sacrifício onde todo eu me faço oblativo,
Dom para o Senhor que eu louvo e canto.

Para isso, certamente, carregarei a minha cruz,
Lema do meu dom, apelo da minha oferta,
Não é outra nem diversa a lição última de Jesus,
A lição decisiva que convence, a mais certa.

Ganhar o mundo inteiro se perdemos a vida?
Sejamos o sábio que do seu tesouro novo e velho
Tira a força para que seja totalmente oferecida
Dando-nos até ao fim, ao serviço do Evangelho.

Teófilo Minga, fms