Quinta feira - 7 de agosto de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 16, 13-23

Naquele tempo, Jesus foi para os lados de Cesareia de Filipe e perguntou aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do homem?». Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou algum dos profetas». Jesus perguntou: «E vós, quem dizeis que Eu sou?». Então, Simão Pedro tomou a palavra e disse: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo». Jesus respondeu-lhe: «Feliz de ti, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne e o sangue que to revelaram, mas sim meu Pai que está nos Céus. Também Eu te digo: Tu és Pedro; sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus». Então, Jesus ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que Ele era o Messias. E começou a explicar aos seus discípulos que tinha de ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos príncipes dos sacerdotes e dos escribas; que tinha de ser morto e ressuscitar ao terceiro dia. Pedro, tomando-O à parte, começou a contestá-l’O, dizendo: «Deus Te livre de tal, Senhor! Isso não há-de acontecer!». Jesus voltou-Se para Pedro e disse-lhe: «Vai-te daqui, Satanás. Tu és para mim uma ocasião de escândalo, pois não tens em vista as coisas de Deus, mas dos homens».

Outras leituras do dia: Jer 31, 31-34; Sal 50 (51), 12-13. 14-15. 18-19


Se confessas que Jesus é Deus, não é por lá teres chegado pela via do raciocínio, mas porque o Pai te concedeu essa revelação singular. Se aceitas a manifestação de Deus, tornar-te-ás uma pedra inabalável da Igreja do Senhor e aprenderás a ver as realidades terrestres e celestes pela óptica de Deus, e não pela visão restrita e rasteira dos homens. Seguir e servir o Senhor é alinhar pelos seus critérios, e não tornar-se um estorvo ou uma pedra de escândalo para os irmãos.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Dias virão para uma nova aliança,
Que não foi cumprida a lei antiga;
Novo impulso que abra à esperança
E a fidelidade em tudo, persiga.

Gravarei esta Aliança no seu coração;
Em tudo será para todos lei interior,
Que se vive em continua conversão,
Aliança que se resume na lei do amor!

Lei que em Cristo é finalmente realizada;
Cristo que uns dizem João Batista ou Elias;
Profeta de Deus na Palavra proclamada,
Embora para outros fosse ainda Jeremias.

Tu és o Messias, Filho de Deus vivo;
Bem-aventurado és, Pedro; vem então,
Em tua vida, essa palavra seja imperativo:
Sobre ti a minha Igreja: amas-me, Simão?

Teófilo Minga, fms