Sexta feira - 15 de agosto de 2014

Ouvir o Evangelho


ASSUNÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA

Evangelho segundo S. Lucas 1, 39-56

Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direcção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor». Maria disse então: «A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque pôs os olhos na humildade da sua serva: de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas: Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem. Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre». Maria ficou junto de Isabel cerca de três meses e depois regressou a sua casa.

Outras leituras do dia: Ap 11, 19a; 12, 1-6a. 10ab; Sal 44, 10. 11. 12. 16; 1 Cor 15, 20-27


Chegou a páscoa de Nossa Senhora. A mulher mais humilde é também a mais exaltada. Deus realizou n’Ela a promessa das bem-aventuranças. Os pobres, os simples, os que sofrem… serão coroados de estrelas e brilharão como astros luminosos no firmamento da Igreja, povo de Deus. Maria, a mulher vestida do sol e coroada de estrelas, é a Mãe e o retrato do crente. Deus eleva-a ao Céu, em corpo e alma, pois tudo n’Ela é santo.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Eis o Templo de Deus com a Arca da Aliança,
E um sinal grandioso: a Mulher que vai ser Mãe;
Gravidez que é um concentrado de esperança,
Para o mundo atacado pela Dragão que vem,

Com sete cabeças e tantos outros diademas.
A mulher dá à luz e o Filho não lhe é roubado;
Foi para Deus para depois redimir nossas penas,
E a Mulher, no deserto, tinha lugar preparado.

O Filho é Cristo, o primeiro fruto da seara;
Nele todos nós seremos restituídos à vida;
No tempo veio à vida de Mulher preclara,
Liberta do pecado, desde sempre redimida.

Maria que se põe a caminho apressadamente,
Ao encontro de Zacarias e sua mulher, Isabel.
Vai felicitá-los, mas levar-lhes Cristo é urgente;
Ventres de plenitude, salvação em Israel.

Teófilo Minga, fms