Terça feira - 19 de agosto de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 19, 23-30

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Em verdade vos digo: Um rico dificilmente entrará no reino dos Céus. É mais fácil passar um camelo pelo fundo duma agulha do que um rico entrar no reino de Deus». Ao ouvirem estas palavras, os discípulos ficaram muito admirados e disseram: «Quem poderá então salvar-se?». Jesus olhou para eles e respondeu: «Aos homens isso é impossível, mas a Deus tudo é possível». Então Pedro tomou a palavra e disse-Lhe: «Nós deixámos tudo para Te seguir. Que recompensa teremos?». Jesus respondeu: «Em verdade vos digo: No mundo renovado, quando o Filho do homem vier sentar-Se no seu trono de glória, também vós que Me seguistes vos sentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. Muitos dos primeiros serão os últimos e muitos dos últimos serão os primeiros».

Outras leituras do dia: Ez 28, 1-10; Sal Deut 32, 26-27ab. 27cd-28. 30. 35cd-36ab


Jesus utiliza, por vezes, metáforas exageradas, para vincar a importância da sua doutrina. Eis algumas delas: tirar a trave do olho, filtrar mosquitos, engolir camelos, transportar montanhas, etc. Hoje alude à impossibilidade de um rico entrar no Reino dos Céus e compara-a ao esforço inglório que um camelo teria de levar a cabo para romper pelo buraco de uma agulha. Quem entrega o seu coração aos bens e às riquezas não deixa qualquer espaço para o trabalho de Deus. Apesar disso, o Senhor do universo é capaz de levar a cabo feitos grandiosos e impossíveis a olhos humanos. Sentar-se na tribuna do Filho do homem e vestir a toga de juiz misericordioso é o prémio que Jesus promete e vai conceder a quem for capaz de deixar tudo por sua causa. Os considerados últimos deste mundo vão ultrapassar os demais na recta final, e cortarão a meta, em primeiro lugar.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


“Sou deus, estou sentado em trono divino”.
É orgulho que te corrompe, soberano de Tiro;
Não és senhor de nada, nem do teu destino,
Te dizes deus, e eu me pergunto e admiro.

Como assim, rei corrupto e malvado?
Enriqueceste por tua estranha habilidade,
Desprezas o povo e só de ti tens cuidado,
Arrogância sem limites, longe da verdade!

Como entrará um rico no Reino dos Céus?
Mas então, quem poderá salvar-se, Senhor?
Aos homens é impossível, não assim a Deus.
Eu que perscruto os corações e seu amor!

Recompensa? Notai tudo o que vos digo:
Quem tudo deixa por causa do meu nome
Terá cem vezes mais; o céu será seu abrigo
Junto a mim será santo e fará seu renome!

Teófilo Minga, fms