Domingo - 21 de setembro de 2014

Ouvir o Evangelho


DOMINGO XXV DO TEMPO COMUM

Evangelho segundo S. Mateus 20, 1-16a

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos a seguinte parábola: «O reino dos Céus pode comparar-se a um proprietário, que saiu muito cedo a contratar trabalhadores para a sua vinha. Ajustou com eles um denário por dia e mandou-os para a sua vinha. Saiu a meia manhã, viu outros que estavam na praça ociosos e disse-lhes: ‘Ide vós também para a minha vinha e dar-vos-ei o que for justo’. E eles foram. Voltou a sair, por volta do meio-dia e pelas três horas da tarde, e fez o mesmo. Saindo ao cair da tarde, encontrou ainda outros que estavam parados e disse-lhes: ‘Porque ficais aqui todo o dia sem trabalhar?’. Eles responderam-lhe: ‘Ninguém nos contratou’. Ele disse-lhes: ‘Ide vós também para a minha vinha’. Ao anoitecer, o dono da vinha disse ao capataz: ‘Chama os trabalhadores e paga-lhes o salário, a começar pelos últimos e a acabar nos primeiros’. Vieram os do entardecer e receberam um denário cada um. Quando vieram os primeiros, julgaram que iam receber mais, mas receberam também um denário cada um. Depois de o terem recebido, começaram a murmurar contra o proprietário, dizendo: ‘Estes últimos trabalharam só uma hora e deste-lhes a mesma paga que a nós, que suportámos o peso do dia e o calor’. Mas o proprietário respondeu a um deles: ‘Amigo, em nada te prejudico. Não foi um denário que ajustaste comigo? Leva o que é teu e segue o teu caminho. Eu quero dar a este último tanto como a ti. Não me será permitido fazer o que quero do que é meu? Ou serão maus os teus olhos porque eu sou bom?’. Assim, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos».

Outras leituras do dia: Is 55, 6-9; Sal 144 (145), 2-3. 8-9. 17-18; Filip 1, 20c-24. 27a

Santo do dia
S. Mateus, Apóstolo e Evangelista


Ser chamado por Cristo a trabalhar na sua vinha já é uma distinção e uma recompensa. Não existem postos de antiguidade, no serviço da Igreja. A vinha do Senhor está permanentemente aberta, e Deus chama a qualquer hora do dia. Nas relações com Ele é melhor fiar-se, do que regatear e fazer contratos, com mentalidade de mercenários. Deus nunca se deixa bater em generosidade. A nossa desgraça pode ser a inveja, que só olha para os méritos pessoais, mas que envenena as relações com Deus e com os irmãos.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Buscai o Senhor enquanto Ele está perto,
Deixando de lado vossos maus projetos;
Abri o coração ao Senhor e a tudo o que é certo,
Enveredai por Seus caminhos: são caminhos retos.

Como Paulo dizei: para mim viver é Cristo,
Mas aqui estou ainda por causa de vós.
Na minha vida o que importa é só isto:
Ser no mundo inteiro eco grande da sua voz.

Sede também trabalhadores na vinha do Senhor;
Ele vos acolhe em todo o tempo e em toda a hora,
Tano nos momentos de alegria, como de dor;
Ide para a Sua vinha, decididos, mesmo agora.

Trabalhar na sua vinha é a melhor recompensa,
Gesto que revela em nós seus grande amor.
Vamos então com alegria para a seara imensa,
E demo-nos até ao fim, entusiastas, mesmo na dor.

Teófilo Minga, fms