Domingo - 28 de setembro de 2014

Ouvir o Evangelho


DOMINGO XXVI DO TEMPO COMUM

Evangelho segundo S. Mateus 21, 28-32

Naquele tempo, disse Jesus aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: «Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Foi ter com o primeiro e disse-lhe: ‘Filho, vai hoje trabalhar na vinha’. Mas ele respondeu-lhe: ‘Não quero’. Depois, porém, arrependeu-se e foi. O homem dirigiu-se ao segundo filho e falou-lhe do mesmo modo. Ele respondeu: ‘Eu vou, Senhor’. Mas de facto não foi. Qual dos dois fez a vontade ao pai?». Eles responderam-Lhe: «O primeiro». Jesus disse-lhes: «Em verdade vos digo: Os publicanos e as mulheres de má vida irão diante de vós para o reino de Deus. João Baptista veio até vós, ensinando-vos o caminho da justiça, e não acreditastes nele; mas os publicanos e as mulheres de má vida acreditaram. E vós, que bem o vistes, não vos arrependestes, acreditando nele».

Outras leituras do dia: Ez 18, 25-28; Sal 24 (25), 4-5. 6-7. 8-9; Filip 2, 1-11 ou Filip 2, 1-5


Cristo não aprecia um cristianismo declamatório, feito de palavras e de fórmulas, mas vazio de acções convincentes. No ocaso da vida, vamos ser examinados, não sobre a doutrina que professámos, mas sobre o amor. O nosso Deus é o Deus do ‘sim’. A parábola convida-nos a reflectir sobre o sentido da obediência. Nas comunidades cristãs, há rebeldes por amor, e há cumpridores por hábito. O verdadeiro pai respeita a liberdade do filho e dá-lhe até a possibilidade de dizer ‘não’. A parábola regista uma advertência aos justos, dizendo-lhes que o seu ‘sim’ se pode adulterar e desaguar num ‘não’; e lança um aviso aos pecadores, precavendo-os que o seu actual ‘não’ pode e deve converter-se num corajoso e definitivo ‘sim’ à vontade de Deus.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Sou Eu que não procedo de modo justo ou vós?
Ajudai o pecador a afastar-se do seu pecado,
Sede no mundo o eco bondoso da minha voz
E dai vida aos meus sentimentos em todo o lado.

Sim, vivei em vós os sentimentos de Jesus;
Sabeis Ele era lá do alto, de condição divina;
Somos chamados a irradiar no mundo sua luz,
Luz que o sofrimento humano aquece e ilumina.

Para isso em tudo o vosso sim, seja isso, sim
Estando sempre atentos a Deus e sua mensagem;
Não vivamos um cristianismo só porque é assim;
Sejamos cristãos decididos a viver com coragem

Hoje e sempre a exigência do Evangelho, de Deus;
Não nos enganemos a nós mesmos em nossos rituais,
Pensando que só por isso somos filhos seus.
O Evangelho, em seu ensino, pede muito mais.

Teófilo Minga, fms