Quinta feira - 4 de setembro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 5, 1-11

Naquele tempo, estava a multidão aglomerada em volta de Jesus, para ouvir a palavra de Deus. Ele encontrava-Se na margem do lago de Genesaré e viu dois barcos estacionados no lago. Os pescadores tinham deixado os barcos e estavam a lavar as redes. Jesus subiu para um barco, que era de Simão, e pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra. Depois sentou-Se e do barco pôs-Se a ensinar a multidão. Quando acabou de falar, disse a Simão: «Faz-te ao largo e lançai as redes para a pesca». Respondeu-Lhe Simão: «Mestre, andámos na faina toda a noite e não apanhámos nada. Mas, já que o dizes, lançarei as redes». Eles assim fizeram e apanharam tão grande quantidade de peixes que as redes começavam a romper-se. Fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco para os virem ajudar; eles vieram e encheram ambos os barcos de tal modo que quase se afundavam. Ao ver o sucedido, Simão Pedro lançou-se aos pés de Jesus e disse-Lhe: «Senhor, afasta-Te de mim, que sou um homem pecador». Na verdade, o temor tinha-se apoderado dele e de todos os seus companheiros, por causa da pesca realizada. Isto mesmo sucedeu a Tiago e a João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. Jesus disse a Simão: «Não temas. Daqui em diante serás pescador de homens». Tendo conduzido os barcos para terra, eles deixaram tudo e seguiram Jesus.

Outras leituras do dia: 1 Cor 3, 18-23; Sal 23 (24), 1-2. 3-4ab. 5-6


“Andámos na faina toda a noite, e não apanhámos nada. Mas, já que o dizes …”. Embora duvidassem do êxito, devido ao rotundo fracasso do labor nocturno, lançaram as redes e recolheram uma enorme quantidade de peixes. O milagre nasceu, afinal, da força da palavra. A palavra de Deus é movimento e acção, acontecimento e salvação. No início do mundo, ela fez nascer o universo, a luz, as águas e os seres vivos. Saída da boca de Cristo, ela acalma as tempestades, multiplica o pão, perdoa os pecados e faz regressar os mortos à vida. É uma palavra sacramental: realiza o que significa. A nossa vida e a nossa fé têm necessidade da Palavra de Deus, porque ela distribui sempre bênçãos, e nunca maldições.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Não vos julgueis sábios à maneira do mundo,
Procurai antes a Sabedoria dos Céus, divina;
Esse é o conhecimento útil, mais bem profundo,
Deve guiar vossos passos e vossa vida ilumina.

São astutos, muitas vezes, os sábios mundanos,
Que sua sabedoria diante de Deus é loucura;
Esforçai-vos, meus irmãos, ao longo dos anos,
De acolher em vós a Sabedoria de Deus, pura,

E que se alimenta da Palavra que transforma
Em nossa vida, as mais dramáticas situações;
É a Palavra única que nos toca e nos forma,
Fonte de conversão que chama nossos corações.

Como transforma a faina de todo um dia,
Ou de toda uma noite onde não se apanha nada;
Pedro, lança as redes, eis a verdadeira sabedoria,
E o milagre nasceu; é assim a confiança ilimitada.

Teófilo Minga, fms