Quinta feira - 23 de outubro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 12, 49-53

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu vim trazer o fogo à terra e que quero Eu senão que ele se acenda? Tenho de receber um baptismo e estou ansioso até que ele se realize. Pensais que Eu vim estabelecer a paz na terra? Não. Eu vos digo que vim trazer a divisão. A partir de agora, estarão cinco divididos numa casa: três contra dois e dois contra três. Estarão divididos o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra».

Outras leituras do dia: Ef 3, 14-21; Sal 32 (33), 1 e 3. 4-5. 11-12. 18-19


“Deixo-vos a minha paz, dou-vos a minha paz”, disse o Senhor. A paz nasce da opção por Ele, o que pode acarretar muitas vezes divisão, ou seja, abandono de realidades que não têm valor e a adesão total e íntima à verdadeira pérola e ao único tesouro, que Ele é. A paz de Cristo nasce sempre do apego e da doação à sua pessoa. Implica cumprir fielmente os compromissos assumidos com Deus e com os irmãos. A opção de fidelidade ao Evangelho pode constituir motivo de desacordo com outras pessoas, e, até, uma declaração de guerra, dentro do nosso próprio coração: “Quem não é por Mim, está contra Mim”, afirmou Jesus Cristo.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


O amor de Cristo vos conceda sua riqueza;
No Espírito vos conceda sua riqueza e sua glória;
Assim Cristo habitará em vós e sua realeza
Será em vós, fonte de alegria, caminho de vitória.

Que Cristo, pela fé, habite em vossos corações,
Enraizados e alicerçados na força do seu amor;
Para isso elevo a Deus o apelo de minhas orações,
Por vós suplico, continuamente, ao Senhor.

O Senhor que traz à terra o fogo para que acenda
Em vossos corações, um amor infinito por Deus;
Viver com Ele é, de longe, a melhor oferenda
Da vossa vida: aquela que vos torna filhos seus.

Haverá, então, entre vós alguma divisão;
Peço-vos a todos um amor verdadeiro,
Que diz por mim, de vós, uma total adesão:
Em tudo eu seja para vós sempre primeiro.

Teófilo Minga, fms