Quarta feira - 12 de novembro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 17, 11-19

Naquele tempo, indo Jesus a caminho de Jerusalém, passava entre a Samaria e a Galileia. Ao entrar numa povoação, vieram ao seu encontro dez leprosos. Conservando-se a distância, disseram em alta voz: «Jesus, Mestre, tem compaixão de nós». Ao vê-los, Jesus disse-lhes: «Ide mostrar-vos aos sacerdotes». E sucedeu que no caminho ficaram limpos da lepra. Um deles, ao ver-se curado, voltou atrás, glorificando a Deus em alta voz, e prostrou-se de rosto por terra aos pés de Jesus para Lhe agradecer. Era um samaritano. Jesus, tomando a palavra, disse: «Não foram dez os que ficaram curados? Onde estão os outros nove? Não se encontrou quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?». E disse ao homem: «Levanta-te e segue o teu caminho; a tua fé te salvou».

Outras leituras do dia: Tit 3, 1-7; Sal 22 (23), 1-3a. 3b-4. 5. 6


Os leprosos ficaram limpos e curados, porque obedeceram e se apresentaram ao sacerdote, como Jesus lhes ordenara. A graça deriva e flui sempre de Cristo, mas Ele prefere às vezes que os seus representantes redijam também o certificado de saúde. Só um dos doentes regressou, para agradecer o dom auferido. A ‘gratidão é a memória do coração’. Nem sempre sabemos dizer ‘obrigado’, mal habituados como andamos às surpresas diárias e extraordinárias de Deus. Consideramos até algumas graças como direitos adquiridos. Ora, como afirmava o escritor Evely: “A verdadeira graça coloca-nos não só em estado de graça, como em estado de acção de graças”. E cristão não é o que pede ou recebe graças, mas o que sabe dar graças a Deus.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Não digais mal de ninguém, não sejais conflituosos,
Sede afáveis mostrando sempre grande afabilidade,
Praticando qualquer boa obra; sede pois bondosos
Para com os outros: este é o caminho da liberdade.

Na verdade Deus nos salva de toda a insensatez,
Na qual nos deixámos viver no tempo passado;
Discípulos de Jesus, agora é bem a nossa vez
De dizer Deus aos homens em nosso apostolado.

E fazer sempre o bem, como em tudo fez Jesus.
Lembremos da Palavra a história dos dez leprosos,
Para quem o Senhor foi saúde, foi graça, foi luz:
Reconquistaram a saúde: outra vez ditosos.

Mas só um sabe agradecer: era estrangeiro!
Aprendamos nós a lição: em tudo dar graças.
Na gratidão cada um seja sempre o primeiro,
Prende a dizer “obrigado” por onde passas.

Teófilo Minga, fms