Sexta feira - 7 de novembro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 16, 1-8

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Um homem rico tinha um administrador que foi denunciado por andar a desperdiçar os seus bens. Mandou chamá-lo e disse-lhe: ‘Que é isto que ouço dizer de ti? Presta contas da tua administração, porque já não podes continuar a administrar’. O administrador disse consigo: ‘Que hei-de fazer, agora que o meu senhor me vai tirar a administração? Para cavar não tenho forças, de mendigar tenho vergonha. Já sei o que hei-de fazer, para que, ao ser despedido da administração, alguém me receba em sua casa’. Mandou chamar um por um os devedores do seu senhor e disse ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu senhor?’. Ele respondeu: ‘Cem talhas de azeite’. O administrador disse-lhe: ‘Toma a tua conta: senta-te depressa e escreve cinquenta’. A seguir disse a outro: ‘E tu quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. Disse-lhe o administrador: ‘Toma a tua conta e escreve oitenta’. E o senhor elogiou o administrador desonesto, por ter procedido com esperteza. De facto, os filhos deste mundo são mais espertos do que os filhos da luz, no trato com os seus semelhantes».

Outras leituras do dia: Filip 3, 17 – 4, 1; Sal 121 (122), 1-2. 3-4a. 4b-5


O Senhor da parábola não aprova a desonestidade do seu administrador, mas louva a sua inteligência e argúcia. Deus não só tolera, como deseja que cometamos ‘irregularidades’, em prol dos irmãos mais necessitados. Os filhos de Deus devem esforçar-se e recorrer à fantasia, nas horas críticas. Para que servem, afinal, os dons do Espírito Santo? O administrador, que antes só pensara em si mesmo e nos seus interesses, descobre agora os outros e o benefício de ter amigos. A Igreja devia aprender a mesma lição: ela é apenas administradora, e não dona, dos tesouros do Senhor. Não pode viver em circuito fechado, pensando só na sua segurança, prestígio e poder, mas deve colocar em circulação permanente os bens de Deus.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Sede meus irmãos, meu imitadores,
Amando em tudo a Cristo e sua Cruz;
Nas horas de alegria e também nas dores
Recordai sempre o Crucificado Jesus.

É nele que em tudo vos deveis gloriar,
Porque Ele tem poder mesmo sobre a morte;
Ressuscitado, no Espírito, Ele pode conformar
O nosso corpo para a ressurreição; não é sorte!

É a certeza do amor de Deus em nossa vida;
Administremos seus dons com inteligência
E sejamos, na generosidade, sem medida,
Dando a todos mesmo para além da suficiência.

Não se louva a desonestidade do administrador,
Mas porque soube pensar mais além, nos amigos;
Naquela argúcia mesmo Deus vê algo de amor,
Em que se salva a si também de muitos perigos.

Teófilo Minga, fms