Quarta feira - 10 de dezembro de 2104

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 11, 28-30

Naquele tempo, Jesus exclamou: «Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve».

Outras leituras do dia: Is 40, 25-31; Sal 102 (103), 1-2. 3-4. 8 e 10


Só a humildade e a paz geram a verdadeira quietude. A mansidão do coração de Cristo pacifica e serena o modo de ser e a santidade do cristão. Este tem apenas uma forma de transportar a carga e suportar o jugo, inerente ao seguimento do Mestre: amar como Jesus amou, perdoar como só Ele sabe perdoar e ter para com todos um coração vivo, terno e compassivo. Todos vivemos diariamente das migalhas que caem da mesa do amor de Deus. O Senhor toca nas nossas feridas, para que contemplemos, com o nosso olhar, o seu rosto bondoso de médico. Deus é um hábil cirurgião: nunca pega num filho pela parte dorida, mas pelo lado são; deita-nos, na ferida, uma boa dose de azeite, e aapenas umas minguadas gotas de vinagre. Tem consciência de que o pecado nunca conseguirá estragar a relação profunda que Ele mantém com cada filho, porque o seu amor e o seu perdão são incomensuráveis.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Há porventura alguém, igual a mim?
Levantai-vos, vede a obra das minhas mãos;
Maravilhas por todo lado, belas, sem fim,
Deixai então de lado todos os sonhos vãos.

Porque falas, Judá, porque murmuras Israel?
Não fui EU quem criou os céus e a terra?
Harmonia, oposto de todas as torres de Babel,
Mundo para a paz, longe de toda a guerra.

Por isso convido os cansados e oprimidos:
Eu os livrarei a todos do seu sofrimento;
Vinde a Mim todos que vos sentis feridos:
Serei vosso alívio, hoje e a todo o momento.

Tomai sobre vós o meu jugo: vereis, é suave;
Eu sou manso, eu sou humilde de coração,
Darei paz às vossas almas: eis aqui a chave
Para todas e qualquer grande transformação.

Teófilo Minga, fms