Quarta feira - 31 de dezembro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 1, 1-18

No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. No princípio, Ele estava com Deus. Tudo se fez por meio d’Ele e sem Ele nada foi feito. N’Ele estava a vida e a vida era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas e as trevas não a receberam. Apareceu um homem enviado por Deus, chamado João. Veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo, ilumina todo o homem. Estava no mundo e o mundo, que foi feito por Ele, não O conheceu. Veio para o que era seu e os seus não O receberam. Mas àqueles que O receberam e acreditaram no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. Estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo fez-Se carne e habitou entre nós. Nós vimos a sua glória, glória que Lhe vem do Pai como Filho Unigénito, cheio de graça e de verdade. João dá testemunho d’Ele, exclamando: «Era deste que eu dizia: ‘O que vem depois de mim passou à minha frente, porque existia antes de mim’». Na verdade, foi da sua plenitude que todos nós recebemos graça sobre graça. Porque, se a Lei foi dada por meio de Moisés, a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. A Deus, nunca ninguém O viu. O Filho Unigénito, que está no seio do Pai, é que O deu a conhecer.

Outras leituras do dia: 1 Jo 2, 18-21; Sal 95 (96), 1-2. 11-12. 13


Estamos no último dia do ano. O Natal deu-nos, no presépio, a capacidade de admirar, amar e imitar o Filho Unigénito de Maria. O ano que finda deve merecer um canto de louvor ao trabalho do nosso Deus; o que começa deve constituir um pretexto para cultivarmos o amor e o humor, sabermos que Senhor é mais humano que nós e que a sua ternura tem um prazo dilatado de mais 365 dias!-
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Filhinhos, estamos na última hora;
Sabeis, o Anticristo já está entre nós;
Há muitos anticristos por aí, agora,
Vede, é fácil reconhecer à sua voz.

Afinal, não eram da comunidade,
Como vós que acolheis a unção do Santo
Faz-nos viver de mãos dadas com a verdade
E cantar para Deus o melhor canto.

Porque acolhestes também aquele que é a luz,
A luz que brilhou nas trevas, naquela noite santa
E que dias depois recebia um nome: era Jesus…
Para os pastores, para os reis a alegria é tanta.

Agora nós comungamos da sua plenitude;
Por Ele veio para nós a graça e a verdade;
Nele, nós temos a força de toda a virtude,
Ele é para nós semente de eternidade.

Teófilo Minga, fms