Quinta feira - 18 de dezembro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 1, 18-25

O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo. Mas José, seu esposo, que era justo e não queria difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo. Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu num sonho o Anjo do Senhor, que lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados». Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor anunciara por meio do Profeta, que diz: «A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus connosco’». Quando despertou do sono, José fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu sua esposa.

Outras leituras do dia: Jer 23, 5-8; Sal 71 (72), 2. 12-13. 18-19


Cada cristão tem uma função a cumprir na vida. O mistério da salvação estará plenamente concluído e revelado, com a presença do Emanuel, o Deus connosco. Entre tantas figuras, sobressaem José e Maria, que primam pela aceitação e fidelidade ao plano salvífico de Deus, pela entrega mútua e incondicional um ao outro, através do seu matrimónio, e pelo amor sem medida que consagram a seu filho, o Menino Deus. Por alguma razão, apelidamos o dia de hoje de festa da Senhora da Esperança. Através d’Ela, o Filho de Deus desceu à terra, nela acampou e nunca mais a abandonou.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Surgirá para David um justo rebento;
Verdadeiro rei, agirá com sabedoria;
Na justiça acabará com todo o lamento,
A sua presença é sinal de um novo dia.

Então Israel viverá em segurança;
Tempos novos assomam no horizonte;
Vivemos o tempo de toda a esperança:
No mundo, todo o bem, hoje desponte.

Deu-se o milagre de um nascimento
De modo completamente sobrenatural;
Jesus chegou e com Ele muda o tempo:
Na terra das nações entra o divinal.

Mas entre em tudo com rosto humano;
O sonho divino faz de José esposo de Maria;
Também nós dia após dia, ano após ano
Demos Jesus ao mundo: suprema alegria!

Teófilo Minga, fms