Segunda feira - 15 de dezembro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 21, 23-27

Naquele tempo, Jesus foi ao templo e, enquanto ensinava, aproximaram-se d’Ele os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo, que Lhe perguntaram: «Com que autoridade fazes tudo isto? Quem Te deu tal direito?» Jesus respondeu-lhes: «Vou fazer-vos também uma pergunta e, se Me responderdes a ela, dir-vos-ei com que autoridade faço isto. Donde era o baptismo de João? Do Céu ou dos homens?» Mas eles começaram a deliberar, dizendo entre si: «Se respondermos que é do Céu, vai dizer-nos: ‘Porque não lhe destes crédito?’ E se respondermos que é dos homens, ficamos com receio da multidão, pois todos consideram João como profeta». E responderam a Jesus: «Não sabemos». Ele por sua vez disse-lhes: «Então não vos digo com que autoridade faço isto».

Outras leituras do dia: Num 24, 2-7. 15-17a; Sal 24 (25), 4bc-5ab. 6-7bc. 8-9


Deus é autoridade, não só porque tem poder, mas porque nos ajuda a crescer e a amar, e respeita o ritmo e o desenvolvimento das qualidades que depôs no coração de cada filho. O baptismo de João Baptista e o nosso brotaram do céu, porque através dele nos foi passada a certidão e a credencial de filhos de Deus, e entramos na árvore genealógica da família cristã, tornando-nos irmãos dos apóstolos, dos mártires e de todos os santos. Os demais sacramentos desenvolveram em nós a estatura de Cristo e a arte de nos assemelharmos aos irmãos, que sobressaíram na caminhada fiel e regular da santidade.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Palavra firme de Balaão, filho de Beor,
Palavra de homem de olhar penetrante;
Olhando ao longe, para descobrir o melhor,
E com Deus pelos caminhos seguir adiante.

Palavra de quem ouve as revelações
E contempla as visões do omnipotente;
No horizonte surge um Astro-Rei; clarões
De luz que iluminam o futuro e o presente.

Astro-rei que aparecerá na história;
Surpreende a todos por sua autoridade;
Para todos é a certeza certa da vitória,
Onde o BEM triunfa sobre toda a maldade.

Dizei-me: de onde era o batismo de João?
Deliberaram entre eles e ficaram calados.
Gente de má-fé, sacerdotes e anciãos.
Eliminar Jesus: estão mal-intencionados!

Teófilo Minga, fms