Segunda feira - 29 de dezembro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 2, 22-35

Ao chegarem os dias da purificação, segundo a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, para O apresentarem ao Senhor, como está escrito na Lei do Senhor: «Todo o filho primogénito varão será consagrado ao Senhor», e para oferecerem em sacrifício um par de rolas ou duas pombinhas, como se diz na Lei do Senhor. Vivia em Jerusalém um homem chamado Simeão, homem justo e piedoso, que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava nele. O Espírito Santo revelara-lhe que não morreria antes de ver o Messias do Senhor; e veio ao templo, movido pelo Espírito. Quando os pais de Jesus trouxeram o Menino para cumprirem as prescrições da Lei no que lhes dizia respeito, Simeão recebeu-O em seus braços e bendisse a Deus, exclamando: «Agora, Senhor, segundo a vossa palavra, deixareis ir em paz o vosso servo, porque os meus olhos viram a vossa salvação, que pusestes ao alcance de todos os povos: luz para se revelar às nações e glória de Israel, vosso povo». O pai e a mãe do Menino Jesus estavam admirados com o que d’Ele se dizia. Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua Mãe: «Este Menino foi estabelecido para que muitos caiam ou se levantem em Israel e para ser sinal de contradição; – e uma espada trespassará a tua alma – assim se revelarão os pensamentos de todos os corações».

Outras leituras do dia: 1 Jo 2, 3-11; Sal 95 (96), 1-2a. 2b-3. 5b-6


Simeão tem a sabedoria que os anos lhe conferem: um passado cheio de recordações e um presente com prazo de validade que o mantém vivo – só morrerá quando vir o Messias do Senhor. O seu nome quer dizer “Deus ouviu-me”. É um homem justo e piedoso, e cultiva, diariamente no Templo, a familiaridade com o Senhor. Esperava a consolação de Israel e, quando lhe depõem o Senhor nos braços, confessa: “Os meus olhos viram a salvação de Deus”. Diz bem do futuro, mas é um portador de esperança para o tempo presente. Quando partir, vai louvar o período extra que o Senhor lhe outorgou para viver. Apesar de criatura, tem a ousadia de pedir a bênção e dar igualmente a bênção ao Redentor do mundo e a seus pais, Maria e José.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Conhecer o Senhor é amar seus mandamentos,
De outra maneira é viver enganado, na mentira;
Acolhamos pois a Palavra em todos os momentos,
Essa é a atitude que Deus quer, que Deus admira.

Se não amamos e temos ódio ao nosso irmão,
Como poderemos dizer que vivemos na luz?
O que assim vive, vive em completa escuridão,
Nem de longe segue o ensinamento de Jesus.

Como primogénito é consagrado ao Senhor,
Depois da oferta humilde prevista pela Lei.
Simeão acolhe-o nos braços com todo o amor
E profetisa com Ana: Jesus é o Salvador da grei.

Mas não deixará de ser sinal de contradição,
Para muitos que vivem no país da Aliança;
Também Maria sentirá uma espada no coração,
Mas para todos, Jesus é sinal de esperança.

Teófilo Minga, fms