Terça feira - 23 de dezembro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 1, 57-66

Naquele tempo, chegou a altura de Isabel ser mãe e deu à luz um filho. Os seus vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe tinha feito tão grande benefício e congratularam-se com ela. Oito dias depois, vieram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias. Mas a mãe interveio e disse: «Não, ele vai chamar-se João». Disseram-lhe: «Não há ninguém da tua família que tenha esse nome». Perguntaram então ao pai, por meio de sinais, como queria que o menino se chamasse. O pai pediu uma tábua e escreveu: «O seu nome é João». Todos ficaram admirados. Imediatamente se lhe abriu a boca e se lhe soltou a língua e começou a falar, bendizendo a Deus. Todos os vizinhos se encheram de temor e por toda a região montanhosa da Judeia se divulgaram estes factos. Quantos os ouviam contar guardavam-nos em seu coração e diziam: «Quem virá a ser este menino?» Na verdade, a mão do Senhor estava com ele.

Outras leituras do dia: Mal 3, 1-4. 23-24; Sal 24 (25), 4bc-5ab. 8-9. 10 e 14


O Anjo fora peremptório, na mensagem a Zacarias: «Isabel, tua esposa, vai dar-te um filho, a quem porás o nome de João”. João quer dizer ‘Deus é favorável’. A criança, expressão da memória e benevolência de Deus, será consagrada ao Senhor, apelará à conversão do povo, reconciliará pais e filhos e será arauto da vinda do Messias. Um salmo afirma que os filhos gerados na juventude são como setas nas mãos de um guerreiro; aqui, o filho da velhice é causa de alegria e ocasião de festejos entre todas as povoações das redondezas. Este menino vai tirar da vergonha e do opróbrio os seus pais, como exclama Isabel. Deus recordou-se finalmente do casal de idosos. Zacarias ratifica o nome do filho e recupera a voz. O crente atesta, com a sua vida, o nome excelso de Deus: Jesus Cristo é o Senhor! Através d’Ele, nos veio a salvação, e só Ele conduzirá os nossos passos pelas veredas da justiça e da paz.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Eis que vou enviar o meu mensageiro,
Deve preparar o caminho à minha frente;
Encha-se o vale, aplane-se o outeiro,
Vai chegar quem traz alegria a toda a gente.

Mensageiro que será um purificador,
Para os que o escutam, filhos do povo;
Purificados serão ouro e prata para o Senhor;
É com esta gente que começa o tempo novo.

Neste tempo novo o mensageiro é João,
Nome que significa “Deus é favorável”;
Sua voz forte ressoará em todo o coração
E em muitos faz nascer uma fé inabalável.

Todos se perguntam: “Quem será este menino?”
Filho de Isabel e Zacarias, de tal maneira esperado!
Para este casal idoso é o mais belo presente divino;
Vindo de Deus e Deus levará o povo bem-amado.

Teófilo Minga, fms