Domingo - 25 de janeiro de 2015

Ouvir o Evangelho


DOMINGO III DO TEMPO COMUM

Evangelho segundo S. Marcos 1, 14-20

Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a proclamar o Evangelho de Deus, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». Caminhando junto ao mar da Galileia, viu Simão e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes Jesus: «Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens». Eles deixaram logo as redes e seguiram-n’O. Um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco a consertar as redes; e chamou-os. Eles deixaram logo seu pai Zebedeu no barco com os assalariados e seguiram Jesus.

Outras leituras do dia: Jonas 3, 1-5. 10; Sal 24 (25), 4bc-5ab. 6-7bc. 8-9; 1 Cor 7, 29-31

Santo do dia
Conversão de S. Paulo, Apóstolo


«O Reino de Deus está próximo. Convertei-vos!» é a chave deste Domingo III do Tempo Comum. Semanalmente, juntamo-nos para celebrar o Dia do Senhor, o mistério da Redenção que nos centra na Pessoa e na obra de Jesus Cristo. O tempo não pára e é urgente meter mão à obra, quanto antes, na transformação do nosso coração!
A primeira leitura traz-nos um excerto da Profecia de Jonas, enviado por Deus a proclamar a conversão da cidade de Nínive: «Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e apregoa nela a mensagem que Eu te direi. Daqui a quarenta dias, Nínive será destruída». Jonas levantou-se, foi a Nínive, a população acreditou em Deus e converteu-se. Os seus habitantes proclamaram um jejum e o Senhor desistiu do castigo com que os ameaçara. «Levanta-te e vai; acredita e converte-te», são palavras que Jesus nos continua a dizer. Vivemos muitas vezes paralisados e curvados sobre nós próprios, fechados à graça de Deus e àqueles que nos rodeiam, preocupados com o nosso mundo e os nossos interesses. É preciso sair deste círculo vicioso, levantando os olhos para Deus, disponíveis para caminhar ao seu encontro com confiança.
São Paulo, na Primeira Epístola aos Coríntios acrescenta mais um dado: «o tempo é breve e o cenário deste mundo é passageiro». Estamos sempre a adiar as grandes decisões para um amanhã que nunca vem, uma confissão bem feita diante de um sacerdote que me traga o perdão de Deus, uma frequência mais séria e participativa na Eucaristia, a visita a um familiar doente ou a um amigo distante. «O tempo é breve» e pode não haver uma segunda oportunidade. A que me interpela esta expressão do Apóstolo dos Gentios?
O Evangelho segundo São Marcos, que nos vais acompanhar ao longo dos domingos deste Ano Litúrgico, traz-nos o início da vida pública de Jesus. Depois do baptismo no Jordão e da prisão do primo João, Jesus partiu para a Galileia e começou a proclamar o Evangelho de Deus, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o Reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». Então, caminhando junto ao mar da Galileia, viu Simão e o seu irmão André, Tiago e o seu irmão João, filhos de Zebedeu, a quem convidou a uma vida nova. Imediatamente deixaram o barco e as redes de pesca e seguiram Jesus. O convite feito a estes homens pescadores continua a fazer-se a cada um de nós. Jesus vem meter-Se na nossa vida, na nossa família e nas nossas ocupações, para nos transformar a partir de dentro em colaboradores do Reino do Pai. Em que medida O sinto presente no meu dia-a-dia? Consigo sentir a voz que soletra o meu nome para dizer: «Vem comigo!».
Deus não nos abandona e está sempre disposto a esquecer-Se das vezes que nos desviamos do seu caminho. Cantemos, por isso, com o salmista o cântico de perdão e de súplica, para que Deus nos conduza pelos seus caminhos: «Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos. Guiai-me na vossa verdade e ensinai-me, porque Vós sois Deus, meu Salvador».

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Levanta-te e vai a Nínive, a grande cidade;
Jonas foi a proclamar a Palavra do Senhor.
Aconteceu a conversão em toda a liberdade,
Da má conduta a uma experiência de amor.

Sim, este é o tempo propício da conversão;
O tempo é breve; passa a figura deste mundo!
Os bens nossos não nos corrompam o coração,
Que a nossa vida seja o tempo de Deus, fecundo.

João nos chama ao Evangelho, Palavra de vida;
Chegou o tempo dos tempos, o tempo de Deus.
Acolhamos a Palavra; nossa vida será enriquecida;
Seremos na verdade, filhos que aspiram aos céus!

Como chamou Simão e André, a nós chama;
Deixemos as redes no mar e vamos à descoberta
Do presente de Deus com entusiasmo e chama,
Respondendo ao apelo… nossa vida seja oferta!

Teófilo Minga, fms