Quinta feira - 12 de março de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 11, 14-23

Naquele tempo, Jesus estava a expulsar um demónio que era mudo. Logo que o demónio saiu, o mudo falou e a multidão ficou admirada. Mas alguns dos presentes disseram: «É por Belzebu, príncipe dos demónios, que Ele expulsa os demónios». Outros, para O experimentarem, pediam-Lhe um sinal do céu. Mas Jesus, que conhecia os seus pensamentos, disse: «Todo o reino dividido contra si mesmo, acaba em ruínas e cairá casa sobre casa. Se Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que Eu expulso os demónios. Ora, se Eu expulso os demónios por Belzebu, por quem os expulsam os vossos discípulos? Por isso eles mesmos serão os vossos juízes. Mas se Eu expulso os demónios pelo dedo de Deus, então quer dizer que o reino de Deus chegou até vós. Quando um homem forte e bem armado guarda o seu palácio, os seus bens estão em segurança. Mas se aparece um mais forte do que ele e o vence, tira-lhe as armas em que confiava e distribui os seus despojos. Quem não está comigo está contra Mim e quem não junta comigo dispersa».

Outras leituras do dia: Jer 7, 23-28; Sal 94 (95), 1-2. 6-7. 8-9


Escutai a minha voz, e Eu serei o vosso Deus. (1ª Leitura)

Se não escutarmos Deus, se não O ouvirmos, Deus não pode actuar. «Ouvir Deus» pode parecer estranho ao leitor, porque Deus não nos fala. É verdade que Deus não nos segreda ao ouvido, mas fala-nos através daquilo que nos toca, através da Bíblia, através de um livro espiritual, de um acontecimento. Temos é que estar atentos. Hoje, veja se costuma estar atento.

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Povo rebelde que não vive o que ordenei,
Povo que esquece e passa ao lado da Aliança;
É um modo de ignorar por completo minha Lei,
Pondo em outros deuses a vossa confiança.

À minha Palavra não prestais atenção;
Voltais para trás e não avançais para mim;
Surdo é o vosso ouvido, perverso o coração;
Do meu povo não esperava uma coisa assim.

Jesus continuará a defender seu povo,
Passando em todo o lado fazendo o BEM;
Seu ensino é de facto um ensino novo,
Fala e atua com autoridade também.

Um reino dividido não pode subsistir;
Expulso os demónios pelo dedo de Deus;
O Reino já está entre vós, a vós de decidir
Se sois contra mim ou se sois filhos meus.

Teófilo Minga, fms