Sexta feira - 20 de março de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 7, 1-2. 10. 25-30

Naquele tempo, Jesus percorria a Galileia, evitando andar pela Judeia, porque os judeus procuravam dar-Lhe a morte. Estava próxima a festa dos Tabernáculos. Quando os seus parentes subiram a Jerusalém, para irem à festa, Ele subiu também, não às claras, mas em segredo. Diziam então algumas pessoas de Jerusalém: «Não é este homem que procuram matar? Vede como fala abertamente e não Lhe dizem nada. Teriam os chefes reconhecido que Ele é o Messias? Mas nós sabemos de onde é este homem, e, quando o Messias vier, ninguém sabe de onde Ele é». Então, em alta voz, Jesus ensinava no templo, dizendo: «Vós Me conheceis e sabeis de onde Eu sou! No entanto, Eu não vim por minha própria vontade e é verdadeiro Aquele que Me enviou e que vós não conheceis. Mas Eu conheço-O, porque d’Ele venho e foi Ele que Me enviou». Procuravam então prender Jesus, mas ninguém Lhe deitou a mão, porque ainda não chegara a sua hora.

Outras leituras do dia: Sab 2, 1a. 12-22; Sal 33 (34), 17-18. 19-20. 21 e 23


[Os ímpios] ignoram os segredos de Deus. (1ª Leitura)

E o leitor também ignora os segredos de Deus? Se calhar, nunca pensou nisso. O que serão os segredos de Deus? Só sabemos o que Jesus nos veio dizer. No fundo, que os segredos de Deus que o ímpio não conhece mas, subentende-se da frase, o piedoso conhece, são a misericórdia e o amor. É este o grande segredo de Deus. Hoje, o leitor contemple-o.

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


O justo incomoda-nos; a morte infamante
Vamos condená-lo; fala abertamente contra nós;
Às claras, opõe-se a nós de forma constante;
É urgente calar de uma vez por todas, sua voz.

O justo nos mostra como gente corrompida
E chama-nos com força a vida diferente;
Na sua palavra quer transformar nossa vida;
Seu apelo à conversão dói-nos, é insistente.

Condená-lo à morte… Como também a Jesus
Que pregava pelas estradas da Galileia;
Sua Palavra era sol brilhante, irradiante luz
Defendendo o amor, de verdade sempre cheia.

Enviado do Pai, ensina na Templo abertamente,
Pois tinha subido para a festa em Jerusalém;
Era a festa dos Tabernáculos e tanta gente
O ouvia com amor; alguns com desdém.

Teófilo Minga, fms