Terça feira - 24 de março de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 8, 21-30

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: «Eu vou partir. Haveis de procurar-Me e morrereis no vosso pecado. Vós não podeis ir para onde Eu vou». Diziam então os judeus: «Irá Ele matar-Se? Será por isso que Ele afirma: ‘Vós não podeis ir para onde Eu vou’?» Mas Jesus continuou, dizendo: «Vós sois cá de baixo, Eu sou lá de cima; vós sois deste mundo, Eu não sou deste mundo. Ora Eu disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditardes que ‘Eu sou’, morrereis nos vossos pecados». Então perguntaram-Lhe: «Quem és Tu?» Respondeu-lhes Jesus: «Absolutamente aquilo que vos digo. Tenho muito que dizer e julgar a respeito de vós. Mas Aquele que Me enviou é verdadeiro e Eu comunico ao mundo o que Lhe ouvi». Eles não compreenderam que lhes falava do Pai. Disse-lhes então Jesus: «Quando levantardes o Filho do homem, então sabereis que ‘Eu sou’ e que por Mim nada faço, mas falo como o Pai Me ensinou. Aquele que Me enviou está comigo: não Me deixou só, porque Eu faço sempre o que é do seu agrado». Enquanto Jesus dizia estas palavras, muitos acreditaram n’Ele.

Outras leituras do dia: Num 21, 4-9; Sal 101 (102), 2-3. 16-18. 19-21


Eu faço sempre o que é do seu agrado. (Evangelho)

Se considerarmos Deus como alguém que está do outro lado da nossa felicidade, fazer aquilo que é do seu agrado parece despersonalizar-nos. Já o caso muda de figura se percebermos que a vontade de Deus nos faz felizes. Então ficamos na posição da criança que, antes de atravessar a rua, olha para os lados, já não com medo de apanhar, mas porque percebeu que, se não o fizer, fica debaixo de um carro. A vontade de Deus deixou de ser um peso. Ou não?

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


O povo no deserto perde a paciência
E fala conterá Deus e contra Moisés;
As dificuldades são muitas na existência,
As serpentes se multiplicam sob seus pés.

Porque nos tirastes de terras do Egito?
Morremos à míngua de água e de pão.
Ouve depressa nosso angustiado grito…
Reconhecem o pecado… é preciso conversão.

Jesus diz: morrereis nos vossos pecados;
O Filho do Homem, como a antiga serpente,
Na Cruz chamará a si os povos de todos os lados,
A salvação está aí, dom oferecido a toda a gente.

Isto é o que o Pai me ensinou: minha doutrina;
Além disso o Pai que me enviou está comigo.
Acolhei a minha mensagem que ilumina,
Vós todos os que sofreis: em mim tereis abrigo.

Teófilo Minga, fms