Quinta feira - 9 de abril de 2015

Ouvir o Evangelho


OITAVA DA PÁSCOA

Evangelho segundo S. Lucas 24, 35-48

Naquele tempo, os discípulos de Emaús contaram o que tinha acontecido no caminho e como tinham reconhecido Jesus ao partir do pão. Enquanto diziam isto, Jesus apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Espantados e cheios de medo, julgavam ver um espírito. Disse-lhes Jesus: «Porque estais perturbados e porque se levantam esses pensamentos nos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo; tocai-Me e vede: um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que Eu tenho». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E como eles, na sua alegria e admiração, não queriam ainda acreditar, perguntou-lhes: «Tendes aí alguma coisa para comer?» Deram-Lhe uma posta de peixe assado, que Ele tomou e começou a comer diante deles. Depois disse-lhes: «Foram estas as palavras que vos dirigi, quando ainda estava convosco: ‘Tem de se cumprir tudo o que está escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos’». Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras e disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia, e que havia de ser pregado em seu nome o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas de todas estas coisas».

Outras leituras do dia: Act 3, 11-26; Sal 8, 2ab e 5. 6-7. 8-9


Tudo submetestes a seus pés. (Salmo)

Quer o salmista dizer que o mundo foi submetido por Deus aos pés do homem. E como é que temos tratado este mundo que foi posto aos nossos pés? Quando morrermos, como é que vamos responder à inevitável pergunta de Deus: «Como é que deixaste o mundo atrás de ti?» Que quantidade de água é que o leitor usa? Recicla o papel que usa? Usa-o de um lado e do outro? Por outro lado, pode cair em exageros: trata melhor os seus animais do que trata os seus irmãos?

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Homens, porque vos admirais com tudo isto?
Não foi por nosso próprio poder ou piedade
Que este homem pôde andar. Foi o poder de Cristo
Que o curou para enfim caminhar em liberdade.

Sei que vós agistes por ignorância, meus irmãos;
Arrependei-vos e convertei-vos do vosso pecado;
Na sua misericórdia apaga o pecado de vossas mãos,
A vossa conversão será sinal de tempo renovado.

Tempo em que Jesus estará no mio de nós;
Poderá ser nosso guia à beira dos caminhos,
Como foi a caminho de Emaús; não nos deixa sós:
Nele transformam-se em alegria nossos espinhos.

Cumpriu-se em mim o escrito na Lei de Moisés;
Abri-lhes a mente ao entendimento das Escrituras;
Agora sede meus mensageiros e com os vossos pés
Ide e anunciai minhas palavras límpidas e puras.

Teófilo Minga, fms