Terça feira - 7 de abril de 2015

Ouvir o Evangelho


OITAVA DA PÁSCOA

Evangelho segundo S. João 20, 11-18

Naquele tempo, Maria Madalena estava a chorar junto do sepulcro. Enquanto chorava, debruçou-se para dentro do sepulcro e viu dois Anjos vestidos de branco, sentados, um à cabeceira e outro aos pés, onde estivera deitado o corpo de Jesus. Os Anjos perguntaram a Maria: «Mulher, porque choras?» Ela respondeu- lhes: «Porque levaram o meu Senhor e não sei onde O puseram». Dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus de pé, sem saber que era Ele. Disse-lhe Jesus: «Mulher, porque choras? A quem procuras?» Pensando que era o jardineiro, ela respondeu-Lhe: «Senhor, se foste tu que O levaste, diz-me onde O puseste, para eu O ir buscar». Disse-lhe Jesus: «Maria!» Ela voltou-se e respondeu em hebraico: «Rabuni!», que quer dizer: «Mestre!» Jesus disse-lhe: «Não Me detenhas, porque ainda não subi para o Pai. Vai ter com os meus irmãos e diz-lhes que vou subir para o meu Pai e vosso Pai, para o meu Deus e vosso Deus». Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: «Vi o Senhor». E contou-lhes o que Ele lhe tinha dito.

Outras leituras do dia: Act 2, 36-41; Sal 32 (33), 4-5. 18-19. 20 e 22


Não me detenhas... (Evangelho)

É uma tentação grande deter Jesus dentro de nós: rezarmos muito bem, irmos diariamente à missa, termos uma piedade impecável, participarmos em actividades da paróquia, grupos de partilha, etc. E a nossa relação com os outros estar exactamente como há dez anos. A nossa relação com os outros, com o nosso cônjuge, com os filhos, com as pessoas da nossa comunidades, enfim, com os “outros” deve ir melhorando sempre. A do leitor melhora?

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Jesus que crucificastes é Senhor e Messias…
Então perguntam: que havemos de fazer, irmãos?
Arrependei-vos sempre, ao logo dos vossos dias,
Batizai-vos e tornai-vos dos céus concidadãos.

No batismo as vossas faltas serão perdoadas;
Recebereis também o dom do Espírito Santo,
Vossa força e santidade ao longo das estradas,
Para proclamardes o Evangelho a cada canto.

Tal como fez Maria de Magdala, um dia,
Que junto ao túmulo de Jesus, triste chora.
Como vai longe a palavra Jesus e a alegria
Que lhe tinha dado em tempos. Morto, e agora?

Tristeza infinda que não pode continuar …
Mal ela imaginava Jesus ali ressuscitado.
E a pergunta: “Mulher, porque estás a chorar?”
“Rabuni!”. Não posso crer, Tu aqui a meu lado.

Teófilo Minga, fms