Quinta feira - 14 de maio de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 15, 9-17

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. Disse-vos estas coisas, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa. É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi a meu Pai. Não fostes vós que Me escolhestes; fui Eu que vos escolhi e destinei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça. E assim, tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo concederá. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros».

Outras leituras do dia: Act 1, 15-17. 20-26; Sal 112 (113), 1-2. 3-4. 5-6. 7-8

Santo do dia
S. Matias, Apóstolo


É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei. (Evangelho)

Amarmo-nos como Jesus nos ama é completamente impossível. Então porque é que Jesus nos diz coisas destas? Para nos fazer querer sempre mais. Pôr-Se a Si próprio como o nosso ideal é dar-nos um ideal, naturalmente inatingível, mas que nos permite progredir infinitamente, tal como o ideal é infinito. Caminhemos para esse ideal, caminhemos para o amor aos outros como Jesus nos amou.

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Pedro levantou-se no meio do povo,
Falando sobre passos das Escrituras;
Menciona Judas e agora o tempo novo,
O seu gesto, suas intenções obscuras.

Outro receba o seu cargo no nosso colégio;
O nosso grupo será outra vez em totalidade;
Outro que nos ajude a construir o florilégio
De proclamar ao mundo toda a verdade.

Matias, novo testemunho da Ressurreição;
Ele como os outros é amado do Senhor;
Vai agora dizer a Palavra, distribuir o Pão,
Proclamar ao mundo Deus e o Seu amor.

É Deus que ainda hoje continua a escolher;
Amemo-nos uns aos outros como Ele nos amou;
Somos seus amigos; o melhor que pode acontecer,
Não podemos calar a voz daquele que nos salvou.

Teófilo Minga, fms