Quinta feira - 28 de maio de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 10, 46-52

Naquele tempo, quando Jesus ia a sair de Jericó com os discípulos e uma grande multidão, estava um cego, chamado Bartimeu, filho de Timeu, a pedir esmola à beira do caminho. Ao ouvir dizer que era Jesus de Nazaré que passava, começou a gritar: «Jesus, Filho de David, tem piedade de mim». Muitos repreendiam-no para que se calasse. Mas ele gritava cada vez mais: «Filho de David, tem piedade de mim». Jesus parou e disse: «Chamai-o». Chamaram então o cego e disseram-lhe: «Coragem! Levanta-te, que Ele está a chamar-te». O cego atirou fora a capa, deu um salto e foi ter com Jesus. Jesus perguntou-lhe: «Que queres que Eu te faça?». O cego respondeu-Lhe: «Mestre, que eu veja». Jesus disse-lhe: «Vai: a tua fé te salvou». Logo ele recuperou a vista e seguiu Jesus pelo caminho.

Outras leituras do dia: Sir 42, 15-26 (gr. 15-25); Sal 32 (33), 2-3. 4-5. 6-7. 8-9


Jesus, filho de David, tem piedade de mim. (Evangelho)

Também nós podíamos gritar uma coisa semelhante do fundo da nossa dor, e também podíamos gritar «Jesus, filho de David, alegra-te comigo». Mas o grito vem mais do coração angustiado do que da grande alegria. O grito de quem chama. O leitor tem alguma coisa por que “gritar”? Faça-o hoje. (Pode não ser da sua vida, mas da vida de alguém que conheça…)

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Recordarei as obras do Senhor,
Ao longo da vida sempre o louvarei;
Fez tudo com glória e esplendor,
O mundo é obra-prima da sua Lei.

Estabeleceu com solidez todo o Universo;
Esse é o grande milagre da toda a criação;
Mil maravilhas onde tudo é tão diverso,
Ação de graças só pode ser a nossa oração.

O Senhor pensa também na sua criatura.
Eis o milagre quando Jesus saía de Jericó:
Bartimeu é cego; sofrimento que perdura,
Mas Jesus passa, olha, contempla e tem dó.

Jesus, Filho de David, tem piedade de mim;
Livrai-me Jesus desta impiedosa cegueira.
O cego, vou curá-lo. Foi para isso que vim:
Dar aos pobres a esperança de outra beira.

Teófilo Minga, fms