Segunda feira - 18 de maio de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 16, 29-33

Naquele tempo, disseram os discípulos a Jesus: «De facto agora falas abertamente, sem enigmas. Agora vemos que sabes tudo e não precisas que ninguém Te faça perguntas. Por isso acreditamos que saíste de Deus». Respondeu-lhes Jesus: «Agora acreditais? Vai chegar a hora – e já chegou – em que sereis dispersos, cada um para seu lado, e Me deixareis só; mas Eu não estou só, porque o Pai está comigo. Digo-vos isto, para que em Mim tenhais a paz. No mundo sofrereis tribulações. Mas tende confiança: Eu venci o mundo».

Outras leituras do dia: Act 19, 1-8; Sal 67 (68), 2-3. 4-5ac. 6-7ab


Eu não estou só, porque o Pai está Comigo. (Evangelho)

É bom termos a consciência de que nunca estamos sós. O Pai está connosco. E o que é que isto nos traz? Podia dizer várias coisas ao leitor, mas o leitor veja o que é que a companhia do Pai lhe traz. Compare situações em que se sente com o Pai ou sem o Pai. Ou, se não tem relação com o Pai, pense porquê e veja se não quererá ter. Converse com o Pai sobre isso.

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Apolo pregava em Corinto, grande cidade,
Paulo estava em Éfeso e suas altas regiões;
Por aí andam os dois a proclamar a verdade
Do Evangelho, acolhido em seus corações.

Já recebestes, meus amigos, o Espírito Santo,
No momento mesmo em que abraçáveis a fé?
Mas eles ficam admirados, cheios de espanto.
De tal Espírito não ouvimos falar. Afinal, quem é?

Paulo vai depois batizá-los em nome de Jesus;
No mesmo instante receberão o Espírito Santo;
Falam línguas e na sua vida tudo se torna luz;
Louvam a Deus em alegria e em jubiloso canto.

Acreditaram; mais tarde os discípulos acreditarão.
Tempos virão em que cada qual será dispersado
E me deixareis sozinho com a minha solidão;
Sofrereis, mas tende coragem! Estou a vosso lado.

Teófilo Minga, fms