Sexta feira - 22 de maio de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 21, 15-19

Quando Jesus Se manifestou aos seus discípulos junto ao mar de Tiberíades, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: «Simão, filho de João, amas-Me tu mais do que estes?». Ele respondeu-Lhe: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta os meus cordeiros». Voltou a perguntar-lhe segunda vez: «Simão, filho de João, tu amas-Me?». Ele respondeu-Lhe: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta as minhas ovelhas». Perguntou-lhe pela terceira vez: «Simão, filho de João, tu amas-Me?». Pedro entristeceu-se por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez se O amava e respondeu-Lhe: «Senhor, Tu sabes tudo, bem sabes que Te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: Quando eras mais novo, tu mesmo te cingias e andavas por onde querias; mas quando fores mais velho, estenderás a mão e outro te cingirá e te levará para onde não queres». Jesus disse isto para indicar o género de morte com que Pedro havia de dar glória a Deus. Dito isto, acrescentou: «Segue-Me».

Outras leituras do dia: Act 25, 13b-21; Sal 102 (103), 1-2. 11-12. 19-20ab

Santo do dia
S. Rita de Cássia, religiosa


Amas-Me tu mais do que estes? (Evangelho)

Qual seria o sentido da pergunta de Jesus? Jesus pergunta-lhe isto no contexto mais geral de Pedro ser a pedra sobre a qual se edificará o edifício, e de ser aquele que apascentará as ovelhas. Para isso, tem que amar mais do que os outros. Se com Pedro isto se passa a nível institucional, connosco passa-se a nível pessoal. Todos temos que amar «mais que os outros», porque todos somos pedras fundamentais e todos temos ovelhas para apascentar. Hoje, o leitor reze por elas.

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Festo conta ao rei Agripa, ali, em Cesareia,
O caso de Paulo; pregava, sem parar, ainda;
A sua pregação sobre Jesus a discórdia semeia,
E entre todos a sua palavra não é bem-vinda.

Não havia contra ele acusações que eu suspeitava;
Falavam apenas de umas pequenas coisas de religião;
Para mim era muito claro que eu não o julgava;
São coisas vossas e eu não digo sim, nem não.

Já para n norte, junto a Tiberíade e o seu mar,
A história de outro apóstolo bem mais interessante;
É um lindo diálogo todo centrado no verbo amar,
Joga-se na história da Igreja algo de importante.

Pedro, entristecido, responde que ama o Senhor;
Já o tinha demonstrado tantas vezes, dias a fio;
Agora, por mais três, Jesus quer a plenitude do amor.
Apascenta o meu rebanho: és Pedro, em ti confio.

Teófilo Minga, fms