Quarta feira - 24 de junho de 2015

Ouvir o Evangelho


NASCIMENTO DE S. JOÃO BAPTISTA – SOLENIDADE

Evangelho segundo S. Lucas 1, 57-66. 80

Nos dias de Herodes, rei da Judeia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Abias, cuja esposa era descendente de Aarão e se chamava Isabel. Eram ambos justos aos olhos de Deus e cumpriam irrepreensivelmente todos os mandamentos e leis do Senhor. Não tinham filhos, porque Isabel era estéril e os dois eram de idade avançada. Quando Zacarias exercia as funções sacerdotais diante de Deus, no turno da sua classe, coube-lhe em sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no Santuário do Senhor para oferecer o incenso. Toda a assembleia do povo, durante a oblação do incenso, estava cá fora em oração. Apareceu-lhe então o Anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e encheu-se de temor. Mas o Anjo disse-lhe: «Não temas, Zacarias, porque a tua súplica foi atendida. Isabel, tua esposa, dar-te-á um filho, ao qual porás o nome de João. Será para ti motivo de grande alegria e muitos hão-de alegrar-se com o seu nascimento, porque será grande aos olhos do Senhor. Não beberá vinho nem bebida alcoólica; será cheio do Espírito Santo desde o seio materno e reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. Irá à frente do Senhor, com o espírito e o poder de Elias, para fazer voltar os corações dos pais a seus filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, a fim de preparar um povo para o Senhor».

Outras leituras do dia: Is 49, 1-6; Sal 138, 1-3. 13-14ab. 14c-15; Act 13, 22-26


Na verdade, a mão do Senhor estava com ele... (Evangelho

Quando lemos esta frase assimilamos: «a mão do Senhor estava ESPECIALMENTE com ele». E provavelmente é isso que a frase quer dizer. Mas temos que ter em atenção que a mão do Senhor também está connosco. E que é que isso quer dizer? Quer dizer muitas coisas. Mas eu não vou dizer ao leitor aquilo que me parece, vou deixá-lo meditar no assunto. O que significa para o leitor a mão de Deus estar consigo?

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


O Senhor me chamou desde o ventre materno,
Ele fez de minha palavra uma espada afiada;
Que o seu sonho sobre mim, santo e eterno,
Seja acolhido em mim, de alma santificada.

Decidido irei restaurar as tribos de Jacob;
Sou seu servo; ele fará de mim luz das nações;
Serei reflexo do seu brilho, nunca estarei só,
Será meu amparo em minhas preocupações.

Como João antes de Jesus ter aparecido;
É o Precursor; ele prepara o Seu caminho;
Jesus vem; é o dom de Deus oferecido
Que apaga na terra a dor de todo o espinho.

João o filho esperado de Isabel e Zacarias
Que traz alegria à terra de Judeia inteira;
Precursor incómodo até ao fim dos seus dias,
Pregando a penitência por toda a eira e beira.

Teófilo Minga, fms