Sábado - 27 de junho de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 8, 5-17

Naquele tempo, ao entrar Jesus em Cafarnaum, aproximou-se d’Ele um centurião, que Lhe suplicou, dizendo: «Senhor, o meu servo jaz em casa paralítico e sofre horrivelmente». Disse-lhe Jesus: «Eu irei curá-lo». Mas o centurião respondeu-Lhe: «Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa; mas diz uma só palavra e o meu servo ficará curado. Porque eu, que não passo dum subalterno, tenho soldados sob as minhas ordens: digo a um ‘Vai!’ e ele vai; a outro ‘Vem!’ e ele vem; e ao meu servo ‘Faz isto!’ e ele faz». Ao ouvi-lo, Jesus ficou admirado e disse àqueles que O seguiam: «Em verdade vos digo: Não encontrei ninguém em Israel com tão grande fé. Por isso vos digo: Do Oriente e do Ocidente virão muitos sentar-se à mesa, com Abraão, Isaac e Jacob, no reino dos Céus, ao passo que os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores, onde haverá choro e ranger de dentes». Depois Jesus disse ao centurião: «Vai para casa. Seja feito conforme acreditaste». E naquela hora, o servo ficou curado. Quando Jesus entrou na casa de Pedro, viu que a sogra dele estava de cama com febre. Tocou-lhe na mão e a febre deixou-a; ela então levantou-se e começou a servi-los. Ao cair da tarde, trouxeram-Lhe muitos possessos. Jesus expulsou os espíritos com uma palavra e curou todos os doentes. Assim se cumpria o que o profeta Isaías anunciara, dizendo: «Tomou sobre si as nossas enfermidades e suportou as nossas doenças».

Outras leituras do dia: Gen 18, 1-15; Sal Lc 1, 46-48. 49-50. 53-54

Santo do dia
S. Cirilo de Alexandria, bispo e doutor da Igreja


… haverá choro e ranger de dentes. (Evangelho)

Vou dar ao leitor a minha visão do inferno. Porquê? Porque a repulsa pelo mal também nos ajuda a escolher o bem. O choro e ranger de dentes do inferno são próprios de quem escolheu o mal, mas contempla a felicidade que é estar com Deus por toda a eternidade. Por isso, chora de desespero e range os dentes de raiva pela sua situação. O leitor não quer isso por toda a eternidade, pois não?

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Abraão vê junto à tenda três personagens
Pressuroso, vai acolhê-los da melhor maneira.
Como teriam eles chegado àquelas paragens?
Nunca os tinha visto; esta era a vez primeira.

Comem, mas perguntam por Sara. Está na tenda.
Então ouvem a promessa incrível de um filho;
Nos seus anos de velhice seria a melhor prenda;
A sua vida em fim de anos teria outro brilho.

A Deus nada é impossível; sabia-o o Centurião
Que, humilde mas decidido, pede a cura do criado;
Vou curá-lo, quero fazê-lo por minha mão.
Não sou digno que venhas sob o meu telhado.

Mas Jesus vai e fica admirado com tanta fé;
Conforme acreditaste serás agora atendido;
Vai; quando chegares verás teu criado de pé;
Na oração humilde Deus não resiste a um pedido.

Teófilo Minga, fms