Segunda feira - 22 de junho de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 7, 1-5

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não julgueis e não sereis julgados. Segundo o julgamento que fizerdes sereis julgados, segundo a medida com que medirdes vos será medido. Porque olhas o argueiro que o teu irmão tem na vista e não reparas na trave que está na tua? Como poderás dizer a teu irmão: ‘Deixa-me tirar o argueiro que tens na vista’, enquanto a trave está na tua? Hipócrita, tira primeiro a trave da tua vista e então verás bem para tirar o argueiro da vista do teu irmão».

Outras leituras do dia: Gen 12, 1-9; Sal 32 (33), 12-13. 18-19. 20 e 22


Tira primeiro a trave da tua vista e então verás bem para tirar o argueiro da vista do teu irmão. (Evangelho)

Temos, pois, que ver bem. Temos, pois, que tirar a trave da nossa vista. Não deve ser difícil, porque é uma trave – é grande. Mas deve ser difícil, porque é uma trave – é pesada. Então, como havemos de fazer? Como é que se levanta uma trave pesada? Com ajuda. Se tu me ajudares a levantar a minha trave pesada, eu posso ajudar-te a tirar o teu argueiro. Mas para isso precisamos de humildade. O leitor tem-na? Reze sobre isso.

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Deixa a tua terra e os teus parentes
E caminha para o país que Eu te indicar;
Serás grande nação em todos os continentes,
Que Eu estou contigo e te hei de abençoar.

Abraão atravessa planícies e desertos;
O Senhor prometera um país à descendência;
Ele caminha; há talvez momentos incertos,
Mas tem fé: o Senhor está na sua existência.

A nós também nos pede algo o Senhor Jesus:
Não julgueis e também não sereis julgados;
Repara em ti mesmo para depois seres luz
E trazer outros por caminhos santificados.

Vês no teu irmão um pequeno argueiro;
Repara antes na trave dentro da tua visão;
Retira pois a trave da tua vista, primeiro
Sê coerente em ti mesmo, no teu coração.

Teófilo Minga, fms