Segunda feira - 29 de junho de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 16, 13-19

Naquele tempo, Jesus foi para os lados de Cesareia de Filipe e perguntou aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do homem?». Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou algum dos profetas». Jesus perguntou: «E vós, quem dizeis que Eu sou?». Então, Simão Pedro tomou a palavra e disse: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo». Jesus respondeu-lhe: «Feliz de ti, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne e o sangue que to revelaram, mas sim meu Pai que está nos Céus. Também Eu te digo: Tu és Pedro; sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus».

Outras leituras do dia: Act 12, 1-11; Sal 33, 2-3. 4-5. 6-7. 8-9; 2 Tim 4, 6-8. 17-18

Santo do dia
S. Pedro e S. Paulo, Apóstolos


E vós, quem dizeis que Eu sou? (Evangelho)

Quem é que Deus tem sido na vida do leitor? Pense nas suas experiências com Deus e veja a que se adequa mais ao momento que está a atravessar. Depois, reviva essa experiência adaptada a esta situação concreta. Pode ser que a ilumine, que a melhore. Ou, então, reviva só essa experiência antiga sob uma perspectiva determinada, explore essa perspectiva e desenvolva-a.

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Herodes mandou matar Tiago à espada
E mandou Pedro, bem seguro, para a prisão;
Mas tanta segurança não valeu de nada;
Estava o Anjo do Senhor para a sua libertação.

Paulo sabe que a sua morte está eminente
E dirige-se a Timóteo seu filho bem-amado;
Prega o Evangelho a corrente e contracorrente,
Como para mim, o Senhor estará a teu lado.

Apóstolos grandes, pilares da Igreja nascente,
Serão martirizados; também viveram sua Cruz,
Quando o Senhor já não estava mais presente;
Mas a Palavra do Senhor era sua força e sua luz.

Tu és o Filho do Deus vivo; Tu és o Messias;
Bem-aventurado és tu, meu apóstolo Simão;
Confissão inabalável de fé ao longo dos dias,
Onde já se desenha a Igreja e sua edificação. .

Teófilo Minga, fms