Sexta feira - 19 de junho de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 6, 19-23

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não acumuleis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os destroem e os ladrões os assaltam e roubam. Acumulai tesouros no Céu, onde a traça e a ferrugem não os destroem e os ladrões não os assaltam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará o teu coração. A lâmpada do teu corpo são os olhos. Se o teu olhar for límpido, todo o teu corpo ficará iluminado. Mas se o teu olhar for mau, todo o teu corpo andará nas trevas. E se a luz que há em ti são trevas, como serão grandes essas trevas!».

Outras leituras do dia: 2 Cor 11, 18. 21b-30; Sal 33 (34), 2-3. 4-5. 6-7


Não acumuleis tesouros na terra. (Evangelho)

Acumular só tem sentido para ser gasto. É justo acumular para depois gastar. Mas agarrarmo-nos aos tesouros e não gastarmos não é justo. Aquilo que acumulamos tem sempre que ter uma função evangélica. Seja o que nós estudamos nas horas livres, seja o dinheiro que acumulamos, seja os empregos ou a reforma que fomos acumulando ao longo dos anos e que agora gozamos. Todo o acumulado tem que ser gasto segundo os valores do Evangelho. O leitor aplica esse valores ao que acumula? Medite sobre isso.

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Muitos se gloriam por motivos naturais;
Também eu, Paulo, me hei de gloriar;
Terei mais motivos que eles; bem mais,
Eles vêm de Deus e me fazem exultar.

São ministros de Cristo; também eu sou,
Mais que eles por trabalhos e vergastadas
Que o meu corpo por cinco vezes levou.
Tantas insónias pelo Evangelho passadas…

Vivi perigos frequentes em rios e mares,
Perigos por parte dos ladrões e dos gentios;
Fiz-lhes frente em todos os tempos e lugares,
Por Cristo aceitei e aceito todos os desafios.

Ele é o meu tesouro; Nele está o meu coração;
Estará sempre; tesouro que resiste a toda a traça;
Pelo Evangelho corri sempre e não foi em vão.
Não fui eu; foi Cristo em mim. Tudo é graça.

Teófilo Minga, fms