Segunda feira - 13 de julho de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 10, 34 – 11, 1

Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: «Não penseis que Eu vim trazer a paz à terra. Não vim trazer a paz, mas a espada. De facto, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora da sua sogra, de maneira que os inimigos do homem são os de sua casa. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a Mim, não é digno de Mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a Mim, não é digno de Mim. Quem não toma a sua cruz para Me seguir, não é digno de Mim. Quem encontrar a sua vida há-de perdê-la; e quem perder a sua vida por minha causa, há-de encontrá-la. Quem vos recebe, a Mim recebe; e quem Me recebe, recebe Aquele que Me enviou. Quem recebe um profeta por ele ser profeta, receberá a recompensa de profeta; e quem recebe um justo por ele ser justo, receberá a recompensa de justo. E se alguém der de beber, nem que seja um copo de água fresca, a um destes pequeninos, por ele ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa». Depois de ter dado estas instruções aos seus doze discípulos, Jesus partiu dali, para ir ensinar e pregar nas cidades daquela gente.

Outras leituras do dia: Ex 1, 8-14. 22; Sal 123 (124), 1-3. 4-6. 7-8


Se alguém der de beber... a um destes pequeninos, por ele ser meu discípulo... (Evangelho)

O leitor já reparou que parece que nós somos premiados se exercermos a caridade com as pessoas por elas serem discípulas de Jesus. Mas, no fundo, todos somos discípulos de Jesus porque todos (?) somos pessoas de boa vontade. Portanto, sempre que exercer a caridade, está a exercê-la a um discípulo (em sentido lato). Compenetre-se disso, hoje reze sobre isto.

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Apareceu no Egito um novo rei
Que não via bem o povo israelita,
E fez tudo para suprimir esta grei
E tirar este povo da sua vista.

Sujeitaram o povo a trabalhos forçados;
Mas, ainda que oprimido, o povo crescia;
Dão-lhe então trabalhos ainda mais pesados,
Na esperança de que assim desapareceria.

Os amigos do Senhor enfrentarão o sofrimento,
Que Ele não trouxe a paz à terra, mas a espada;
É bom estar preparado e atento a cada momento,
Para responder ao Senhor de maneira adequada.

Pelo Senhor devemos dar a própria vida
E segui-Lo tomando aos ombros nossa cruz;
Uma vida dada assim nunca é perdida;
É um amor maior para acolher Jesus.

Teófilo Minga, fms