Terça feira - 21 de julho de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 12, 46-50

Naquele tempo, enquanto Jesus estava a falar à multidão, chegaram sua Mãe e seus irmãos. Ficaram do lado de fora e queriam falar-Lhe. Alguém Lhe disse: «Tua Mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo». Mas Jesus respondeu a quem O avisou: «Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?». E apontando para os discípulos, disse: «Estes são a minha mãe e os meus irmãos: todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos Céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe».

Outras leituras do dia: Ex 14, 21 – 15, 1; Sal Ex 15, 8. 9. 10 e 12.13 e 17


Cantemos ao Senhor, que fez brilhar a sua glória. (1ª Leitura)

Deixa que a glória de Deus brilhe em si? Deixa que Deus o ame? Sente que Deus o ama? Não foge de Deus? O que é que acha que Deus sente a seu respeito? E que é que o leitor faz para que essa glória – o amor de Deus – se reproduza, extravase? Como é que essa glória brilha em si, como é que a glória brilha através de si? Como é que o leitor ama e ao amar transmite a glória de Deus?

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Israel penetra no mar a pé enxuto;
No campo egípcio há grande confusão;
Um exército em força, último reduto,
Quer travar um povo que foge da opressão.

As águas submergem cavalo e cavaleiro,
Os filhos de Israel cantam, louvam ao Senhor;
Este milagre foi vivido pelo povo inteiro
Que agora exulta depois de tanta dor.

E canta ao Senhor um hino de glória,
Como as multidões ao redor de Jesus;
Conservam seu ensinamento na memória;
Querem segui-lo; é o pastor que os conduz.

Fazem-lhe notar que seus irmãos estão lá fora
Ei-los que vêm porque com Ele querem falar.
Mas o ensinamento é outro, diferente agora:
Minha família? A que a minha vontade praticar!

Teófilo Minga, fms