Segunda feira - 10 de agosto de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 12, 24-26

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém Me servir, meu Pai o honrará».

Outras leituras do dia: 2 Cor 9, 6-10; Sal 111, 1-2. 5-6. 7-8. 9

Santo do dia
S. Lourenço, diácono e mártir


Quem ama a sua vida, perdê-la-á... (Evangelho)

Então quem despreza a sua vida é que será perfeito? Não. O que esta frase quer dizer é que não podemos amar a vida mais do que a Deus. Basta olharmos para a vida de Jesus para percebermos que é assim. Jesus não desprezou a sua vida. Pelo contrário, vemo-Lo sempre entusiasmado com a sua missão – embora às vezes exasperado ou muito zangado. Mas não amava mais a vida do que o Pai. Quando chegou a hora, entregou a vida. É esta espécie de desprendimento que nos é pedida.

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Meus irmãos, semeai com largueza,
Não deis contrariados, mas com alegria;
Um dom com alegria tem toda a beleza,
É o meu conselho para vós dia a dia.

Deus enriqueceu-vos com tantas graças;
Sejam as vossas vistas largas, não mesquinhas;
Que no mundo, lugar onde tudo passa,
As vossas palavras sejam um eco das minhas.

Reparti com largueza e dai aos pobres;
Não tenhais medo da própria morte;
No Céu entrareis com vossas ações nobres,
Em mim a vossa fraqueza será forte.

Se o grão de trigo cair na terra e não morrer,
Esse grão não germinará em fruto abençoado;
Dar por Mim a própria vida é não a perder,
É ser como o grão cem vezes multiplicado.

Teófilo Minga, fms