Segunda feira - 24 de agosto de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 1, 45-51

Naquele tempo, Filipe encontrou Natanael e disse-lhe: «Encontrámos Aquele de quem está escrito na Lei de Moisés e nos Profetas. É Jesus de Nazaré, filho de José». Disse-lhe Natanael: «De Nazaré pode vir alguma coisa boa?». Filipe respondeu-lhe: «Vem ver». Jesus viu Natanael, que vinha ao seu encontro, e disse: «Eis um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento». Perguntou-lhe Natanael: «De onde me conheces?». Jesus respondeu-lhe: «Antes que Filipe te chamasse, Eu vi-te quando estavas debaixo da figueira». Disse-lhe Natanael: «Mestre, Tu és o Filho de Deus, Tu és o Rei de Israel!». Jesus respondeu: «Porque te disse: ‘Eu vi-te debaixo da figueira’, acreditas. Verás coisas maiores do que estas». E acrescentou: «Em verdade, em verdade vos digo: Vereis o Céu aberto e os Anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem».

Outras leituras do dia: Ap 21, 9b-14; Slm 144 (145), 10-13.17-18

Santo do dia
S. Bartolomeu, Apóstolo


Vereis o Céu aberto... (Evangelho)

Aqui na terra também temos pequenos céus que temos para abrir. Há tempos, na televisão, uma pessoa dizia que a felicidade não é possível. Eu acho que é. Podemos ter pequenos céus. Quando nos sentimos amados, as portas do Céu abrem-se para nós. Quando Deus nos manda uma brisa refrescante, as portas do Céu abrem-se sobre nós. As portas do Céu abrem-se muitas vezes à nossa volta. É uma questão de estarmos atentos e irmos agradecendo a Deus.

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Vou mostrar-te a noiva, a Esposa do Cordeiro;
Vi na montanha a cidade santa de Jerusalém;
Descia do Céu a glória de Deus por inteiro;
Ei-la pelos quatro cantos da Terra também.

Tinha o brilho como o de uma pedra preciosa,
Como a pedra de jaspe, intenso, cristalino;
Detive-me: visão extraordinária e gloriosa
Que nos enchia de alegria; que belo hino!

Doze portas lembram os apóstolos do Senhor,
Chamados por Ele aos caminhos do apostolado,
Pelas suas vidas dar-lhe-ão sempre todo o louvor;
Natanael, verdadeiro israelita, também é chamado.

Depois será o grande encontro com Jesus:
Louvado sejas; em ti não há fingimento;
Desde agora serás no mundo minha luz;
Chamo-te hoje; serás meu todo o tempo.

Teófilo Minga, fms