Segunda feira - 19 de outubro de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 12, 13-21

Naquele tempo, alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: «Mestre, diz a meu irmão que reparta a herança comigo». Jesus respondeu-lhe: «Amigo, quem Me fez juiz ou árbitro das vossas partilhas?». Depois disse aos presentes: «Vede bem, guardai-vos de toda a avareza: a vida de uma pessoa não depende da abundância dos seus bens». E disse-lhes esta parábola: «O campo dum homem rico tinha produzido excelente colheita. Ele pensou consigo: ‘Que hei-de fazer, pois não tenho onde guardar a minha colheita? Vou fazer assim: Deitarei abaixo os meus celeiros para construir outros maiores, onde guardarei todo o meu trigo e os meus bens. Então poderei dizer a mim mesmo: Minha alma, tens muitos bens em depósito para longos anos. Descansa, come, bebe, regala-te’. Mas Deus respondeu-lhe: ‘Insensato! Esta noite terás de entregar a tua alma. O que preparaste, para quem será?’ Assim acontece a quem acumula para si, em vez de se tornar rico aos olhos de Deus».

Outras leituras do dia: Rom 4, 20-25; Sal Lc 1, 69-70. 71-72. 73-75

Santo do dia
S. Paulo da Cruz, presbítero


Guardai-vos de toda a avareza: a vida de uma pessoa não depende da abundância dos seus bens. (Evangelho)

Jesus condena a avareza. Condena enchermos a alma de bens e com isso acharmos que não precisamos de Deus. E o que é precisarmos de Deus? É amarmos. E o que é amarmos? É pormos à disposição dos outros aquilo que temos. É não guardarmos tudo para nós. É praticarmos a justiça com os bens que Deus nos dá: tanto para os darmos aos pobres como para não os gastarmos mal gastos, como a água, o papel, a eletricidade.

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Diante da promessa, Abraão não hesitou
Homem grande, forte na esperança e na fé;
Não saberá talvez porque caminhos andou,
Sabe que para Deus o impossível possível é.

Se fortalece na fé e a Deus dá glória;
Caminha seguro e cheio de confiança;
Obedece a apenas: esta é a sua vitória,
Vitória indestrutível da esperança.

Caminhar assim com coração de pobreza
É ser feliz em total desprendimento;
Não vale a pena acumular tanta riqueza,
Que pode perder-se toda num só momento.

Aquele homem rico, mas insensato,
Perdeu em pouco tempo toda a colheita;
Rico aos olhos de Deus é ser de outro tato;
Riqueza onde a esperança não será desfeita

Teófilo Minga, fms