Sábado - 14 de novembro de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 18, 1-8

Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos uma parábola sobre a necessidade de orar sempre sem desanimar: «Em certa cidade vivia um juiz que não temia a Deus nem respeitava os homens. Havia naquela cidade uma viúva que vinha ter com ele e lhe dizia: ‘Faz-me justiça contra o meu adversário’. Durante muito tempo ele não quis atendê-la. Mas depois disse consigo: ‘É certo que eu não temo a Deus nem respeito os homens; mas, porque esta viúva me importuna, vou fazer-lhe justiça, para que não venha incomodar-me indefinidamente’». E o Senhor acrescentou: «Escutai o que diz o juiz iníquo!... E Deus não havia de fazer justiça aos seus eleitos, que por Ele clamam dia e noite, e iria fazê-los esperar muito tempo? Eu vos digo que lhes fará justiça bem depressa. Mas quando voltar o Filho do homem, encontrará fé sobre a terra?»

Outras leituras do dia: Sab 18, 14-16 – 19, 6-9; Sal 104 (105), 2-3. 36-37. 42-43


É certo que eu não temo a Deus nem respeito os homens... (Evangelho)

Nós teoricamente tememos a Deus e respeitamos os homens. Eu acho que o verdadeiro temor a Deus e respeito pelos homens se nota quando se tira o medo. Quando interagimos com Deus e com os homens sem medo. Imaginemos que não havia polícia. Será que cumpríamos as regras de trânsito? Imaginemos que não havia vigilância. Quantas pessoas chegariam a horas ao emprego? Portanto, quantas pessoas respeitariam o próximo se não houvesse medo? O leitor de que lado está?

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


A palavra do Senhor, Palavra omnipotente,
Deixou os Céus, deixou ainda seu trono real;
Veio fazer sua morada no meio da gente
E torna-se a força que nos faz esquecer o mal.

Depois nos empurra para a prática do bem;
Palavra que nos conforma na Sua maneira de ser;
Palavra que nos orienta para ir sempre mais além,
Sabendo-nos um só povo que Deus há de proteger.

Deus que nos escuta em todo o tempo e lugar,
Não como aquele juiz que não temia a Deus.
Há necessidade de orar sempre sem desanimar,
Este é o grande preceito para todos os filhos Seus.

O juiz ouvirá a viúva que, insistentemente,
O vinha chamar; não quer ser incomodado.
Deus, bem ao contrário, continuamente,
Nos ouve na oração; está sempre a nosso lado.

Teófilo Minga, fms