Sexta feira - 6 de novembro de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 16, 1-8

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Um homem rico tinha um administrador que foi denunciado por andar a desperdiçar os seus bens. Mandou chamá-lo e disse-lhe: ‘Que é isto que ouço dizer de ti? Presta contas da tua administração, porque já não podes continuar a administrar’. O administrador disse consigo: ‘Que hei-de fazer, agora que o meu senhor me vai tirar a administração? Para cavar não tenho forças, de mendigar tenho vergonha. Já sei o que hei-de fazer, para que, ao ser despedido da administração, alguém me receba em sua casa’. Mandou chamar um por um os devedores do seu senhor e disse ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu senhor?’. Ele respondeu: ‘Cem talhas de azeite’. O administrador disse-lhe: ‘Toma a tua conta: senta-te depressa e escreve cinquenta’. A seguir disse a outro: ‘E tu quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. Disse-lhe o administrador: ‘Toma a tua conta e escreve oitenta’. E o senhor elogiou o administrador desonesto, por ter procedido com esperteza. De facto, os filhos deste mundo são mais espertos do que os filhos da luz, no trato com os seus semelhantes».

Outras leituras do dia: Rom 15, 14-21; Sal 97 (98), 1. 2-3ab. 3cd-4


Os filhos deste mundo são mais espertos... no trato com os seus semelhantes. (Evangelho)

Na nossa vida damo-nos completamente ao nosso trabalho. Depois, aos nossos filhos. E amiúde Deus é um apêndice. É à família e ao trabalho que dedicamos o principal das nossas vidas. Para aumentarmos a vida de Deus em nós não pomos – nunca pusemos – nem de longe nem de perto, tanta energia. A nossa sagacidade esgotou-se lá fora. Porquê? Porquê essa falta de sagacidade, meu caro leitor? Reze sobre isso.

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Escrevo-vos com ousadia,
Para reavivar a vossa memória
Da grande, divina sabedoria
Que conduz a Deus, à Sua glória.

Sou ministro de Jesus,
Que Ele próprio me escolheu;
Para irradiar no mundo sua luz
O dom da Sabedoria me deu.

Glorio-me apenas no seu serviço,
Tudo o mais, eu deito a perder;
Só o que é de Jesus, não desperdiço,
Quero-o a cem por um a render.

Para ser um bom administrador,
Do Evangelho que me foi confiado.
Deus confiou-me este labor:
Ser apóstolo por Ele chamado.

Teófilo Minga, fms