Domingo - 23 de dezembro de 2012

Ouvir o Evangelho


DOMINGO IV DO ADVENTO

Evangelho segundo S. Lucas 1, 39-45


Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direcção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor».


Hoje, domingo, tenho oportunidade de sair do meu aconchego e de me pôr a caminho…
Há tantas pessoas a precisar de mim.
Que tenho eu para lhes dar? QUEM tenho eu para lhes levar?

Rute Júnior


Belém, de Judá bem pequena terra,
Mas onde a Virgem santa dará à luz,
Assombro que todo o mistério encerra,
O mistério de um Deus chamado Jesus.

Não é só mensageiro, Ele é a paz
Que instaura um sacrifício novo
No centro da História, onde traz
A certeza da libertação de todo o povo.

Na sua vontade fomos santificados,
Sacrifício maior que aqueles antigos
Que não podiam apagar os pecados,
Na nossa História, os maiores inimigos.

Maria compreendeu o milagre divino,
E a toda a pressa vai saudar Isabel,
Cantar-lhe em alegria o mais bonito hino:
“Bem-aventurada, acreditaste e és fiel”.

Teófilo Minga, fms