Domingo - 13 de janeiro de 2013

Ouvir o Evangelho


DOMINGO DO BAPTISMO DO SENHOR

Evangelho segundo S. Lucas 3, 15-16.21-22

Naquele tempo, o povo estava na expectativa e todos pensavam em seus corações se João não seria o Messias. João tomou a palavra e disse-lhes: «Eu baptizo-vos com água, mas vai chegar quem é mais forte do que eu, do qual não sou digno de desatar as correias das sandálias. Ele baptizar-vos-á com o Espírito Santo e com o fogo». Quando todo o povo recebeu o baptismo, Jesus também foi baptizado; e, enquanto orava, o céu abriu-se e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corporal, como uma pomba. E do céu fez-se ouvir uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado: em Ti pus toda a minha complacência».


Consolai, consolai sempre o meu povo,
Terminou a pena e a dor de Jerusalém,
Cidade renovada, de coração novo,
Fruto da longa espera… O Senhor vem!

No mundo aparece Deus e a sua graça.
É tempo de manifestar a sua glória,
Trazendo Deus ao tempo que passa,
Realizando no mundo a sua vitória.

Começando com a água que renova,
No Espírito Santo que nos foi dado,
Força no caminho de toda a prova,
Inspiração em todo o apostolado.

Força presente no batismo oferecido,
Já não só de água, mas de fogo também,
A fazer de cada um, um filho querido…
Batizados, nascidos na fonte de todo o BEM.

Teófilo Minga, fms


Depois do batismo Jesus faz a experiência da oração onde se sente amado por Deus. Deus nele se compraz. Diz o texto. Assim se passa connosco. Deus não me ama porque som bom, mas porque me ama torna-me bom conduzindo-me à prática das virtudes. Torna-me bondoso, generoso, pessoa de oração, íntimo de Deus… Deus se compraz em mim, porque sou obra sua, sempre na espera de que me torne a obra de arte que ele sonha. A sua graça não me falta, a começar pelo dom do batismo onde nos torna seus filhos, nos incorpora na Igreja e nos edifica como corpo de Povo de Deus, Corpo de Cristo, Templos do Espírito Santo, para utilizar três imagens aplicadas à Igreja de Deus. No Batismo ele nos cria como seres renovados. Alimentemos em nossas vidas sempre essa “novidade de Deus”. É a novidade de Deus em nós que nos tornará a obra do seu sonho. Como alguém disse: “Deus quer-nos como somos, mas sonha-nos distintos”.
Teófilo Minga, fms