Segunda feira - 14 de janeiro de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 1, 14-20

Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a proclamar o Evangelho de Deus, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». Caminhando junto ao mar da Galileia, viu Simão e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes Jesus: «Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens». Eles deixaram logo as redes e seguiram-n’O. Um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco a consertar as redes; e chamou-os. Eles deixaram logo seu pai Zebedeu no barco com os assalariados e seguiram Jesus.


Há colegas meus que se perguntam pelo motivo que terá levado Simão e seu irmão André a deixarem as redes e a seguirem Jesus. Outros questionam-se sobre o motivo que levou Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, a deixarem o seu pai e a seguirem Jesus.
Queres encontrar comigo as respostas para estas inquietações?

Teófilo Júnior


Falou Deus, no tempo passado,
De muitos modos, através dos profetas.
Mas agora, fala pelo Filho bem-amado,
Que nos apresenta renovadas metas.

É o Filho que irradia a glória do Pai,
Por tudo o que diz em Palavra viva,
Por tudo o que faz onde quer que vai,
Para redimir o mundo, um tanto à deriva.

A isso somos chamados pelo Senhor,
No coração da nossa vida diária.
Ali nos diz: “Sê meu colaborador,
Tua vida pode ser extraordinária”.

Não te aflija meu chamamento.
Segue-me sem pensar nos demais.
Onde quer que seja, em todo o tempo
Entra na barca e deixa o cais.

Teófilo Minga, fms