Terça feira - 15 de janeiro de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 1, 21-28

Jesus chegou a Cafarnaum e quando, no sábado seguinte, entrou na sinagoga e começou a ensinar, todos se maravilhavam com a sua doutrina, porque os ensinava com autoridade e não como os escribas. Encontrava-se na sinagoga um homem com um espírito impuro, que começou a gritar: «Que tens Tu a ver connosco, Jesus Nazareno? Vieste para nos perder? Sei quem Tu és: o Santo de Deus». Jesus repreendeu-o, dizendo: «Cala-te e sai desse homem». O espírito impuro, agitando-o violentamente, soltou um forte grito e saiu dele. Ficaram todos tão admirados, que perguntavam uns aos outros: «Que vem a ser isto? Uma nova doutrina, com tal autoridade, que até manda nos espíritos impuros e eles obedecem-Lhe!». E logo a fama de Jesus se divulgou por toda a parte, em toda a região da Galileia.


Não consigo tirar do pensamento a questão de uma colega a uma pessoa que nos falava de Jesus: “E você sabe se nós estamos interessadas em ser como Jesus?" A pessoa parecia conhecer bem Jesus e tinha-o como modelo de vida, mas a minha colega pretendia dizer-lhe que queria outros modelos para a sua vida.
Sinto que a minha colega conhece alguns dados da vida de Jesus, mas não está cativada por Ele… ainda não o experimentou na sua vida!
E tu? Maravilhas-te com Jesus ou nunca te encontraste com Ele?

Rute Júnior


Que é o homem no teu pensamento,
A quem confias o mundo futuro
E lhe submetes em todo o momento
A criação para que seja fruto maduro?

Seu trabalho é fonte de alegria,
Homem, em tudo semelhante a Jesus,
Coroado de glória e de harmonia,
Irradiando no mundo, divina luz.

Como Jesus, que ensinava com autoridade,
Na sinagoga e em toda a circunstância,
Expulsando demónios, propondo a verdade
Que conduz à paz, longe de toda a ânsia:

Deveras, era bem um ensinamento novo
A quem o espírito impuro não resiste,
Tempo diferente e melhor para todo o povo,
Não há nada a temer, o Senhor o assiste.

Teófilo Minga, fms